Homenagem do coletivo Tágide a Geraldes Lino.

No número 187 do Tertúlia BDzine, o fanzine com origem nos encontros mensais da Tertúlia BD de Lisboa, criada por Geraldes Lino (1936-2019), é publicada uma banda desenhada do coletivo Tágide em homenagem ao incansável divulgador de BD.

Cada página da BD é desenhada por um autor, que, com exceção da introdução e conclusão, presta também homenagem a um universo particular da banda desenhada. Esta miríada de autores, com maior e menor experiência, bem como a influência de diferentes géneros e latitudes do mundo da banda desenhada, evocam também diversos zines faneditados pelo próprio Lino.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse do coletivo Tágide:

Geraldes Lino (1936-2019) foi dos maiores valorizadores da edição independente portuguesa e divulgadores da BD nacional, primeiro em associação ao Clube Português de Banda Desenhada e depois como anfitrião da Tertúlia de BD de Lisboa, que criou a solo em 1985 e à qual presidiu até ao seu falecimento, em Fevereiro de 2019.
Embora tenha sido um dos editores pioneiros de BD nacional, com os fanzines Ad HocEros, entre outros, o maior contributo deu-se através da TBDL, que se tornou matriz para encontros realizados em redor da banda desenhada no país, onde era mensalmente distinguida uma personalidade de relevo e homenageado um artista promissor. Também se distribuía ali o Tertúlia BDzine (um slimzine com BD originais pelos autores tertulianos) e a Folha Volante (encarte que reunia recortes alusivos a notícias sobre BD, nos periódicos). O convívio nestes encontros facilitou a familiaridade entre os autores e coleccionadores, e a oportunidade para novas colaborações artísticas e destaques editoriais, como que unificando a comunidade bedéfila num espaço comum.
Paralelamente, Lino era presença regular em festivais, mostras e colóquios, era convidado em matérias sobre BD na rádio e TV, e promovia iniciativas exteriores à TBDL, tais como concursos, exposições e palestras. Inúmeras vezes distinguido pelos seus pares, com destaque para o Prémio Imprensa do FIBDA (1999), o Troféu Especial do MouraBD (2001), o Troféu de Honra do Prémios Nacionais de BD (2001) e Prémio Especial do Júri do Troféus Central Comics (2003), Lino foi também celebrado pela Bedeteca de Beja através do Prémio Geraldes Lino, e com a Fanzineteca Geraldes Lino pelo município da Amadora.
Contudo, Lino foi especialmente imortalizado pela mão dos desenhadores – profissionais e amadores – que o retratavam como protagonista ou personagem de fundo, e em rabiscos de toalha de mesa, como gesto de estima e em reconhecimento do seu trabalho incansável na promoção da BD em Portugal.
Tendo sido recebidos na Tertúlia BD de Lisboa (#414) em Dezembro de 2018, numa apresentação à comunidade portuguesa do futuro grupo informal Tágide, surgido na sequência dos cursos Iniciação à Arte Sequencial, coordenados por Susana Resende, os autores presentes e uns novos colegas quiseram homenagear o militante da BD de um modo que ele apreciaria: criando uma BD em conjunto, pela sinergia de um grupo artístico.
Intitulada “Além Lino,” esta curta de 9 páginas foi escrita pelo Tágide e desenhada por Daniel Maia (introdução e conclusão), Pedro Cruz (Capitão Marvel), António Coelho (Corto Maltese), Maria João Claré (Tio Patinhas), Shania Santos (Guerra das Estrelas), Patrícia Costa (Dragon Ball+Naruto e Extra) e Yves Darbos (Adéle Blanc-Sec), e é dedicada à memória de Lino, celebrando as suas idiossincrasias e contributos na comunidade portuguesa de BD, que continuará a ser influenciada pelo seu espírito por décadas vindouras
Além Lino foi publicada no Tertúlia BDzine #187, em 3 de Dezembro, no encontro #427 da Tertúlia BD de Lisboa, tendo sido editada por Álvaro Santos, co-organizador da TBDL.

Para os que não tiveram acesso ao zine, previne-se que a leitura integral da BD pode ser realizada aqui.

Tertúlia BDzine 187
Coletivo Tágide
Páginas: 12, a preto e branco
Edição: Tertúlia BD de Lisboa

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.