Compilação da obra escrita e em banda desenhada do arquiteto Diogo Seixas Lopes.

Em novembro, a editora portuense Dafne publicou Arquivo: Diogo Seixas Lopes, uma antologia que reúne a obra escrita e em banda desenhada do arquiteto Diogo Seixas Lopes (1972-2016), editada por André Tavares.

A BD ocupa cerca de 40 páginas desta extensa compilação, frequentemente com 4 pranchas (por vezes, mais) reproduzidas numa página. Os trabalhos de BD reunidos datam de 1989 a 1996.

O Gorila Ajuda a Polícia é uma banda desenhada inédita, em 3 capítulos, imaginada para distribuir como brinde com as pastilhas elásticas Gorila, em coautoria com Daniel Lopes e João Chambel.

Também se encontram reproduzidos os trabalhos do fanzine destes três autores denominado Novos Panoramas do Globo / Baladas de Hollywood (1992), bem como da publicação Beijos Sonhos Vertigem Amnésia (1994) de Daniel Lopes, Diogo Seixas Lopes, Guilherme Diniz e João Chambel, com a participação de Rui Cunha. No entanto, as BD retiradas desta última são de difícil leitura, dadas as reduzidas dimensões das pranchas. Presente está também a BD “O Meu Natal”, publicada no fanzine Espanta Pardais #6 (1995), com Daniel Lopes, Valentino Capelo Sousa e João Chambel.

A recolha do trabalho de Diogo Seixas Lopes em banda desenhada termina com os esboços produzidos em 1996, dedicados às bandas desenhadas de Alexandre O’Neill, Bocage e Mário-Henrique Leiria para os Heróis da Literatura Portuguesa. Nunca tendo sido acabadas, acabaram por não integrar o livro de BD editado pela Íman em 2002.

Quanto à restante obra, a sua matéria central é a arquitetura, existindo ainda espaço para as mais diversas áreas a que Seixas Lopes se dedicou, como a música e o cinema.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Este livro reúne a obra escrita de Diogo Seixas Lopes (1972-2016). É um arquivo aberto que preserva a produção textual de um arquitecto convicto do imperativo ético do pensamento, da necessidade de o enunciar e do prazer em escutar as ideias de outros para estabelecer diálogos intelectuais. A compilação tem como objectivo tornar acessível um trabalho até agora disperso em vários suportes e contextos, na expectativa que a sua consulta possa estimular a reflexão crítica e dar um novo folego ao trabalho de descoberta e ruminação de ideias que Seixas Lopes empreendeu.
O livro organiza-se em várias secções que partem das suas contribuições como crítico de música no semanário , em 1996, ao roteiro de actividades culturais em Alice, e à crítica de cinema na revista Première, entre 1999 e 2001. Às histórias de Banda Desenhada que produziu entre 1989 e 2002, seguem-se textos XPTO, produzidos em vários contextos, e a secção Música, Cinema & Arte abrange um arco temporal de 1998 a 2006. A Arquitectura ocupa o corpo central do livro, com textos de 1992 a 2016, desdobrando-se também nas secções Prototypo, a revista que co-editou 1999 e 2004, e Jornal Arquitectos, onde escreveu esporadicamente de 2000 a 2012 e da qual foi director-adjunto entre 2013 e 2015. Segue-se O Espelho, um jornal de parede colectivo em que se empenhou entre 2012 e 2014 e que marca a entrada dos dois últimos capítulos. O livro encerra com textos dedicados à sua própria Obra construída e, entre 2009 e 2015, o seu trabalho histórico e teórico dedicado à obra e pensamento de Aldo Rossi.
Este livro teve o apoio financeiro do Lab2PT da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Direção-Geral das Artes | República Portuguesa  Cultura, bem como o apoio institucional da Trienal de Arquitectura de Lisboa, da Garagem Sul | Centro Cultural de Belém e da Cinemateca Portuguesa | Museu do Cinema.

Arquivo: Diogo Seixas Lopes
Diogo Seixas Lopes
Editora: Dafne
Páginas: 856, a preto e branco
Encadernação: capa dura com sobrecapa
Dimensões: 21,6 x 26,2 cm
ISBN: 978-989-8217-48-6
PVP: 60,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.