O sexto volume da 2.ª série da Colecção Blueberry da Asa com o Público.

O sexto livro da segunda série da Colecção Blueberry da Asa distribuída em conjunto com o jornal PúblicoMister Blueberry, corresponde ao vigésimo quarto álbum da série francófona, publicado nesse formato em 1995 no mercado franco-belga. Trata-se do primeiro tomo do ciclo Mister Blueberry, no qual Giraud continua a série após o falecimento do cocriador Charlier, passando, deste modo, também a assumir o argumento.

Em Portugal, a banda desenhada Mister Blueberry tinha sido publicada em álbum pela Meribérica em 1996.

Eis a sinopse da editora:

Tombstone, 1881. Chegado há uma semana no hotel Dunhill, um misterioso jogador incendeia todas as noites as mesas de póquer e todos os homens abastados da região se acotovelam para o defrontar. Mas esta figura enigmática acaba por suscitar o interesse de muitas outras pessoas, por razões variadas que vão muito para além do mero póquer. Blueberry – pois não é ele senão a intrigante personagem – ganhou alguns cabelos brancos e a sua vida resume-se agora a estas partidas de cartas, que se sucedem umas atrás das outras. Ele que já não quer senão calma e tranquilidade, acaba por se ver colocado no centro das atenções, com a sua mesa de póquer a transformar-se num redemoinho que pode acabar por o engolir…

Jean Giraud nasceu em Nogent-sur-Marne (França) em maio de 1938. Entra para a Escola de Artes Aplicadas de Paris em 1954, assinando no ano seguinte algumas ilustrações na revista Fiction. Entre 1956 e 1958 publica as suas primeiras bandas desenhadas em Far-WestSitting BullFripounet et MarisetteÂmes VaillantesCouers Vaillants, etc. Conhece Jijé em 1958, com quem colabora três anos mais tarde num episódio de Jerry Spring.
A sua criação mais conhecida é Blueberry (argumento de Jean-Michel Charlier), que surgem em 1963 na revista Pilote. Narra as aventuras de Mike Blueberry, um oficial do exército americano, e constitui um dos mais consagrados westerns da banda desenhada mundial.
Em 1969, cria o seu alter ego Moebius, responsável pelas incursões no universo da ficção científica e da fantasia, sobretudo a partir de 1973. A sua colaboração com Alexandro Jodorowsky, cujo carisma e universo pessoal influenciam vivamente o artista francês, data de 1978. O Incal: Uma Aventura de John Difool (1980), A Louca do Sacré-Couer (1992) e Depois do Incal (2000) são algumas das criações comuns. Giraud-Mobieus participa também em diversos projetos cinematográficos, como o nunca realizado Duna de Jodorowsky ou O Quinto Elemento de Luc Besson.
Depois da morte de Charlier, em 1989, retoma sozinho as aventuras de Blueberry.
Jean Giraud morre em Paris a 10 de março de 2017, com 74 anos de idade.

Colecção Bluberry (II) vol. 6: Mister Blueberry
Jean Giraud
Editora: Asa
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 215 x 290 mm
PVP: 7,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.