Os primeiros 2 álbuns da série integral de Edibar de Lucio Oliveira pela Polvo.

A Polvo decidiu criar uma série integral dedicada à tira Edibar, da autoria do brasileiro Lucio Oliveira. Os primeiros dois volumes foram publicados em outubro de 2019. Segundo o editor Rui Brito, a série inicia-se com as primeiras tiras criadas pelo autor em 2008, sendo publicadas por ordem cronológica. Do primeiro volume constam cerca de 240 tiras, em conjunto com alguns gags. Por seu turno, o segundo volume remonta aos anos de 2010 e 2011, com um número semelhante de tiras.

Relembra-se que, apesar das duas antologias em livro dedicadas a Edibar publicadas no Brasil pela Editora Super News em 2012 (constante das Melhores LeR de junho de 2016) e pela Editora HQM em 2015 (constante das Melhor LeR em abril de 2015), trata-se da primeira vez, a nível mundial, que se realiza uma publicação integral de Edibar.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Pode ler a nossa entrevista a Lucio Oliveira sobre Edibar e outras criações suas, bem como sobre o seu percurso, a propósito da sua presença no XII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, aqui.

Eis alguns momentos capturados no festival Amadora BD 2019 e na brasileira CCXP 19, onde os livros da Polvo também tiveram bastante repercussão:

Eis a sinopse da editora:

Barrigudo, careca, amoral e cara de pau, Edibar é o típico anti-herói que conquista os leitores pelos defeitos e virtudes (se é que tem alguma) identificáveis naquele tipo de pessoa, familiar a muita gente, que faz da mesa de um qualquer bar um cantinho filosófico da vida e cujo desporto preferido é passar horas a cultivar amizades enquanto demonstra uma incrível capacidade de levantar copos. Acompanhado, entre outros, pela mulher, Edimunda, pelo fiel escudeiro, Zé Manguaça, por Gole, o seu cão e pela terrível sogra, Dona Ana Conda, Edibar desvenda-nos as suas aventuras etílicas através de um humor politicamente incorrecto, saído da cabeça e do traço criativo de Lucio Oliveira, um brasileiro do estado do Paraná que se compara a um vampiro que suga gotas de humor do dia-a-dia e as transforma em tiras de boa disposição!

Lucio Oliveira: natural de Apucarana, uma cidade pequena no interior do Paraná, Lucio Oliveira sempre se destacou na escola pelo dom que tinha para o desenho. Aos 15 anos já trabalhava para ajudar no sustento da casa. Aos 26 anos iniciou carreira no ramo jornalístico elaborando charges políticas e participando de concursos nacionais de charges. Fã de nomes como Angeli, Glauco e Mauricio de Sousa, entre outros, depressa se viu na necessidade de criar um personagem. Foi então que surgiu o “Edibar”. Depois de 5 anos a publicar o seu trabalho num jornal local, e no meio de uma crise de identidade, Lucio resolveu ir viver para Inglaterra, fazendo uma pausa na sua carreira. Passados 2 anos voltou ao Brasil e ao meio jornalístico, decidindo “desengavetar” o personagem Edibar. Com ele, lançou dois livros com coletânea de tiras, contando com editoras de renome como a HQM e a Super News. Além de várias colaborações com diversos artistas e da participação em salões de humor, Lucio conta também com uma indicação ao Troféu HQMIX 2015 na categoria Web Tiras. Lucio Oliveira tem 45 anos e é casado com Ana Gisele França, sua parceira na vida e no trabalho. Têm 3 filhos e residem em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O seu trabalho é publicado diariamente em mais de uma dezena de jornais espalhados pelo Brasil e é sucesso absoluto na internet, onde não tem fronteiras.

Edibar – Volume 1
Edibar – Volume 2

Lucio Oliveira
Editora: Polvo
Páginas: 80, a cores (cada livro)
Encadernação: capa dura
Dimensões: 15 x 21,5 cm
ISBN: 9789898513090 | 9789898513595
PVP: 12,90€ (cada livro)

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.