Devir em 2020

Devir em 2020

A editora Devir começa a revelar o seu plano para 2020.

A Devir publicou 23 livros de banda desenhada em 2019, o que lhe conferiu o 4.º lugar entre as editoras que mais publicações de BD editaram o ano passado no nosso país. Aliás, o 3.º lugar ficou somente a 1 livro de distância. Isso significa que, em média, foram editados 2 livros de banda desenhada por mês por esta editora.

Tendo nos últimos anos se especializado no manga e com especial ênfase no shonen (que tem como público-alvo os adolescentes masculinos), em 2019 prosseguiu com a publicação de séries originalmente editadas pela japonesa Shueisha. “O nosso bestseller de 2019 foi novamente My Hero Academia, ajudado claro, pelo facto do [canal televisivo] Biggs estar a passar o anime“, declara Ana Lopes, managing editor da Devir. “Mas Naruto continua a ter um share muito importante nas nossas vendas, o que é interessante, sendo esta uma série já antiga. Esperamos que isto signifique que mais leitores shonen estejam a iniciar-se no manga em Portugal“. O plano para 2020 é dar continuidade às 9 séries em publicação: Assassination Classroom, Blue Exorcist, Kenshin o Samurai Errante, My Hero Academia, Naruto, One-Punch Man, Plantinum End, The Promised Neverland e Tokyo Ghoul: re. “Ainda não temos confirmadas novidades em termos de séries para este ano. Mas se houver alguma coisa, será revelado mais perto de maio“.

Top 5 Manga 2019, Devir

Mas a atividade editorial da Devir não se resume a banda desenhada oriunda do Japão, fazendo parte do seu catálogo também BD publicada originalmente nos EUA. Uma das séries de comics que deixou de ser publicada há 3 anos pela Devir foi The Walking Dead. “Interrompemos a série“, explica Ana Lopes. “As negociações com o licenciador oficial são muito difíceis e as vendas da série não a sustentam nem pagam sequer o investimento. Por outro lado, a banda desenhada afastou-se de tal forma da série de televisão (ou vice-versa) que faria sentido apenas para os amantes da BD, que são muito poucos. São as vicissitudes do mercado português“.

Também oriundos dos EUA mas dirigidos a outro público-alvo são os livros de banda desenhada da autora Raina Telgemeier. Tendo inicialmente sido prevista a edição de 4 obras, das quais foram 2 editadas, a editora tem uma notícia agridoce. “Vamos editar outro livro da Raina Telgemeier, Drama, que está previsto para abril. Esta é uma coleção de que gostamos muito e que pretendia ser uma alternativa de leitura para o público infanto-juvenil, que tem poucas opções na área da banda desenhada. Não correu de acordo com as expectativas e este livro encerra, por agora, a nossa coleção da Raina Telgemeier.” Deste modo, a menos que as vendas se modifiquem, o anunciado Fantasmas ou o mais recente Guts, permanecerão inéditos em Portugal.

Entretanto, durante o primeiro semestre de 2020, a editora planeia prosseguir diversas séries norte-americanas, nomeadamente com Lazarus vol. 3, Paper Girls vol. 4 e The Umbrella Academy vol.3: Hotel Oblivion, optando por não divulgar ainda os planos para o restante ano.

Para além das séries, a Devir também tem vindo a publicar outras obras de banda desenhada com origem em diferentes latitudes. Para 2020, estão previstas Crónicas da Birmânia de Guy Delisle e Gourmet Solitário de Jiro Taniguchi, cujas datas de lançamento serão anunciadas oportunamente.

Deste modo, a Devir aposta em prosseguir em 2020, de forma sustentada, com o plano editorial que tem vindo a desenvolver nos últimos anos, com obras de diferentes géneros e dirigidas a públicos-alvos distintos, nas 3 grandes vertentes definidas pela editora: manga, comics e graphic novels.

4 comentários em “Devir em 2020

  1. ““As negociações com o licenciador oficial são muito difíceis e as vendas da série não a sustentam nem pagam sequer o investimento. Por outro lado, a banda desenhada afastou-se de tal forma da série de televisão (ou vice-versa) que faria sentido apenas para os amantes da BD, que são muito poucos. São as vicissitudes do mercado português“.”

    Que desculpa com mais buracos que um queijo Suíço,A serie sempre foi diferente desde o inicio só notaram ao fim de mais de 15 tpbs ou mais e 1 compendium,loooooooooooooooooool
    E os Criminosos do Sexo!!??A “nova” Devir é igual a “velha” Devir.

  2. O Gourmet Solitário não estava previsto para 2019? Espero mesmo que se concretize a publicação em 2020.
    Há novidades em relação a esta BD? Obrigado!

Deixa um comentário