Os previews de Dois Irmãos.

O trabalho dos gémeos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá é seguido pela equipa do Bandas Desenhadas há mais de uma década, pelo que não é de admirar que, aquando sua sua edição no Brasil, a obra Dois Irmãos tenha sucessivamente constado das Melhores LeR (Leituras e Releituras) mensais do nosso site pelos diferentes membros da equipa, desde julho de 2015. A edição da obra em Portugal é, portanto, antecedida de uma proposta de leitura consensual pelo nosso site aos nossos visitantes.

Sendo este um dos cinco lançamentos da G. Floy em dezembro de 2019, naquele mês realizamos a devida divulgação da obra, com a sinopse e uma apreciação crítica da edição portuguesa, que pode ser lida aqui.

Recebemos hoje os previews remetidos pela editora, os quais divulgamos. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Relembra-se a sinopse da editora:

Omar e Yaqub são irmãos gémeos mas, embora partilhem as mesmas feições, são completamente diferentes um do outro. E o amor possessivo de Zana, a sua mãe, vai agitar ainda mais o conflito entre ambos, até ao evento que irá desencadear o drama no centro deste relato… Yaqub, o “filho bom”, é enviado do seu Brasil natal para viver com familiares no seu Líbano ancestral, regressando cinco anos depois, transformado, a um país que para ele já é estranho, e a um irmão que ele continua a detestar. Estes segredos de família irão mergulhar o leitor numa saga sobre identidade, amor, perda, enganos e a destruição de laços familiares, ambientada em Manaus, na década de cinquenta.
Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois Irmãos tem vindo a conquistar gerações de leitores desde a sua publicação. Foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que os premiados autores de banda desenhada Fábio Moon e Gabriel Bá, também eles dois irmãos, embarcaram na missão de adaptar a obra de Milton Hatoum como romance gráfico. Ao mesmo tempo que preserva a força narrativa de Hatoum, esta adaptação evidencia o talento artístico de Bá e Moon. A partir do seu traço, a vida dos gémeos Yaqub e Omar ganha novos contornos épicos. A Manaus de Bá e Moon. feita de um jogo de luz e sombras, acolhe este drama que cruza gerações e, seja nos grandes planos ou nos mais ínfimos detalhes, instila no enredo original de Hatoum uma energia e vitalidade novas.

Milton Hatoum, nascido em Manaus em 1952, estudou arquitetura. Estreou-se na ficção com Relato de um Certo Oriente, publicado em 1989 e vencedor do prémio Jabuti de melhor romance do ano. O seu segundo romance, Dois Irmãos, em 2000, mereceu outro Jabuti e foi traduzido para oito idiomas. Com Cinzas do Norte, de 2005, Hatoum ganhou os prémios Jabuti, Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Em 2008, publicou a sua primeira novela, Órfãos do Eldorado; em 2009, o livro de contos A Cidade Ilhada; e, em 2013, viu as suas crónicas reunidas em Um Solitário à Espreita. Em Portugal, estão editados pela Penguin Ramdom House/Companhia das Letras os seus romances Dois IrmãosRelato de um Certo Oriente e A noite da Espera.

Fábio Moon e Gabriel Bá são irmãos gémeos e nasceram em 1976, em São Paulo. Publicaram o seu primeiro fanzine de BD em 1993. Formados em Artes Plásticas, criaram em 1997 o fanzine 10 Pãezinhos, que recebeu o prémio HQ Mix de Melhor Fanzine e de Artistas Revelação em 2000, ano em que lançaram o seu primeiro livro, O Girassol e a Lua. Em quase vinte anos, os dois têm produzido banda desenhada para o mercado brasileiro e internacional, e os seus trabalhos já foram publicados em doze idiomas. Em 2008, O Alienista, a sua adaptação do trabalho de Machado de Assis, recebeu o prémio Jabuti. O seu último livro, Daytripper (editado em Portugal pela Levoir), estreou em primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times, foi escolhido como uma das melhores Graphic Novels de 2011 pela revista Publishers Weekly e pela Amazon, ganhou os prémios Eisner e Harvey (Estados Unidos), o Eagle (Reino Unido), o prémio de melhor BD no festival Les Utopialles, em Nantes, e entrou na seleção oficial do Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême 2013 (França).

Dois Irmãos (baseada na obra de Milton Hatoum)
Fábio Moon & Gabriel Bá
Editora: G. Floy
Páginas: 232, a preto e branco
Encadernação: capa dura
Dimensões: 20,5 x 28,5 cm
ISBN: 9788365938756
PVP: 22,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.