O oitavo volume da 2.ª série da Colecção Blueberry da Asa com o Público.

O oitavo livro da segunda série da Colecção Blueberry da Asa distribuída em conjunto com o jornal PúblicoGerónimo, o Apache, corresponde ao vigésimo sexto álbum da série francófona, publicado nesse formato em 1999 no mercado franco-belga. Trata-se do terceiro tomo do ciclo Mister Blueberry, o terceiro álbum a solo de Giraud na série principal após o falecimento do cocriador Charlier.

Registe-se que Gerónimo, o Apache teve direito a pré-publicação no mercado franco-belga, sendo publicada em 3 partes nos números 22 a 24 revista BoDoï (LZ Publications), entre 30 de julho e 29 de outubro de 1999, tendo no último número Blueberry direito a capa e um dossier.

Em Portugal, a banda desenhada Gerónimo, o Apache tinha sido publicada nos números 18 a 23 da 2.ª série de Selecções BD (Meribérica), entre abril e setembro de 2000, com a capa do álbum a ilustrar o n.º 18 da revista. No mesmo ano, foi editado em álbum pela Meribérica.

Eis a sinopse da editora:

Clum, proprietário do Tombstone Epitaph, é raptado pelos homens de Gerónimo. Este pede-lhe para negociar a sua rendição junto do exército e nega estar por detrás do ataque ao carregamento de prata, que ele sabe ser obra dos Clanton. Por outro lado, Blueberry, ainda convalescente, continua a relatar a Campbell a sua história: derrotado por Gerónimo num combate peculiar, é porém poupado por este, depois de uma visão o ter convencido a deixar viver o cara-pálida. Entretanto, os homens do capitão Noonan capturam alguns dos Apaches, entre os quais o próprio Gerónimo. À noite, chegado ao Forte Mescalero, Blueberry luta com o sargento que acabou com os feridos e agride mesmo o capitão Noonan. É detido e colocado junto dos prisioneiros índios.

Jean Giraud nasceu em Nogent-sur-Marne (França) em maio de 1938. Entra para a Escola de Artes Aplicadas de Paris em 1954, assinando no ano seguinte algumas ilustrações na revista Fiction. Entre 1956 e 1958 publica as suas primeiras bandas desenhadas em Far-WestSitting BullFripounet et MarisetteÂmes VaillantesCouers Vaillants, etc. Conhece Jijé em 1958, com quem colabora três anos mais tarde num episódio de Jerry Spring.
A sua criação mais conhecida é Blueberry (argumento de Jean-Michel Charlier), que surgem em 1963 na revista Pilote. Narra as aventuras de Mike Blueberry, um oficial do exército americano, e constitui um dos mais consagrados westerns da banda desenhada mundial.
Em 1969, cria o seu alter ego Moebius, responsável pelas incursões no universo da ficção científica e da fantasia, sobretudo a partir de 1973. A sua colaboração com Alexandro Jodorowsky, cujo carisma e universo pessoal influenciam vivamente o artista francês, data de 1978. O Incal: Uma Aventura de John Difool (1980), A Louca do Sacré-Couer (1992) e Depois do Incal (2000) são algumas das criações comuns. Giraud-Mobieus participa também em diversos projetos cinematográficos, como o nunca realizado Duna de Jodorowsky ou O Quinto Elemento de Luc Besson.
Depois da morte de Charlier, em 1989, retoma sozinho as aventuras de Blueberry.
Jean Giraud morre em Paris a 10 de março de 2017, com 74 anos de idade.

Colecção Bluberry (II) vol. 8: Gerónimo, o Apache
Jean Giraud
Editora: Asa
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 215 x 290 mm
PVP: 7,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.