Asterix: La Filha de Bercingetorix

Asterix: La Filha de Bercingetorix

O mais recente livro de Astérix em mirandês.

Astérix, o bestseller em banda desenhada por excelência no nosso país, impressiona sempre que se atenta nos seus números – sejam as centenas de milhão de álbuns vendidos em todo o mundo, seja esta série de banda desenhada ter sido transposta para mais de uma dezena de filmes com um total de espetadores superior a 100 milhões, seja o seu parque temático nas imediações de Paris acolher mais de 2 milhões de visitantes por ano… E, se estes não são suficientes, o facto das aventuras do pequeno gaulês estarem traduzidas em 110 línguas e dialetos é, sem dúvida alguma, uma proeza.

Quanto ao mais recente álbum da série Astérix, A Filha de Vercingétorix, teve já direito a 16 traduções, sendo uma delas na língua mirandesa. O livro La Filha de Bercingetorix, com testo de Jean-Yves Ferri e dezeinhos de Didier Conrad, inicialmente planeado para novembro, chega às livrarias nacionais no próximo dia 28 de janeiro, com traduçon de Carlos Ferreira e José Pedro Ferreira.

Na verdade, trata-se da quinta vez que a Asa edita um álbum de Astérix na língua mirandesa, que obteve o estatuto da segunda língua oficial do nosso país em 1999. Até ao momento, as abinturas de Asterix publicadas pela editora foram:

  • Asterix l goulés (vol. 1: Astérix, o Gaulês)
  • Asterix l galaton (vol. 25: O Grande Fosso)
  • L Papiro de César (vol. 36: O Papiro de César)
  • Asterix an Eitália (vol. 37: Astérix e a Transitálica)
  • La Filha de Bercingetorix (vol. 38: A Filha de Vercingétorix)

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Novo álbum das aventuras de Astérix (o n.º 38), assinado pela nova dupla de autores que já foi responsável pelos três álbuns anteriores (“Astérix entre os Pictos”, “O Papiro de César” e “Astérix e a Transitálica”).
Quinto título da série em mirandês, é lançado em janeiro de 2020 após o lançamento mundial, no dia 24/10/2019, da versão original e de algumas outras versões linguísticas, entre as quais a portuguesa (sob o título A Filha de Vercingétorix).

Asterix vol. 38: La Filha de Bercingetorix
Jean-Yves Ferri & Didier Conrad
Editora: Asa
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21,8 x 29 cm
ISBN: 9789892347042
PVP: 12,90€

Deixa um comentário