A adaptação da série televisiva à BD originalmente editada pela IDW.

Há seis anos, as Teenage Mutant Ninja Turtles, frequentemente conhecidas pela sigla TMNT e, em Portugal, pela designação simplificada de Tartarugas Ninja, chegaram às livrarias portuguesas via banda desenhada pela mão da editora Everest. Este mês, dá-se o seu regresso em duas publicações da Nuvem de Letras.

As TMNT tiveram a sua origem na própria banda desenhada pelas mãos de Kevin Eastman e Peter Laird, em 1984. Publicada pela editora independente Mirage Studios, fundada pelos dois autores, a série viria a se tornar um fenómeno de culto.

A série acabou por se tornar numa franchise com direito a diversas séries televisivas e filmes no cinema, mais de quatro dezenas de videojogos, múltiplos brinquedos e, inclusivamente, uma digressão de concertos e apresentação das personagens no parque temático norte-americano da Disney-MGM Studios. A própria série de banda desenhada foi reformulada quando, graças à popularidade das personagens, se tornou mainstream, tendo sido publicada até 2008 pela própria Mirage (primeiras duas séries e quarta série) e a Image (terceira série). Entre 1988 e 1995 teve também direito ao spin-off Teenage Mutant Ninja Turtles Adventures, publicado pela Archie Comics. Foi ainda publicada uma tira de BD entre 1990 e 1997, 4 séries de manga e um comic book da Dreamwave que adaptou a série televisiva de 2003.

Em 2009, o canal por cabo Nickelodeon, pertencente à Viacom (atual ViacomCBS), adquiriu os direitos das TMNT à Mirage Studios. Apesar do acordo permitir à Mirage publicar 18 BD por ano, tal nunca se concretizou. Pelo contrário, a BD tem vindo a ser publicada pela IDW desde 2011, que reimaginou a série com a colaboração inicial entre o próprio Eastman (argumento e layouts), Tom Waltz (argumentos) e Dan Duncan (arte).

A IDW tem vindo a explorar a franquia com diferentes séries e one-shots, incluindo a já citada série de BD mensal baseada na série de desenhos animados Teenage Mutant Ninja Turtles: New Animated Adventures, cujos primeiros números foram publicados em Portugal pela Everest.

Quanto às duas publicações da Nuvem de Letras, são adaptações, editadas originalmente pela IDW, da série de animação Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles (O Despertar das Tartarugas Ninja, em Portugal), exibida no canal televisivo Nickelodeon, cujo primeiro episódio com a dobragem brasileira é oficialmente disponibilizado na sua totalidade pelo canal:

A primeira temporada (2018-2019) teve direito a 26 episódios, estando planeado um igual número para a segunda temporada, atualmente em exibição nos EUA.

Quanto às bandas desenhadas publicadas em Portugal em janeiro, Usar em Caso de Emergência corresponde ao #0 de Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles editado pela IDW em julho de 2018, funcionando como uma prequela à série de animação. Pesadelos e Mutantes corresponde ao #1 (outubro de 2018) da referida série de BD. Os argumentos competem a Matthew K. Manning, sendo os desenhos da responsabilidade de Chad Thomas.

Nos EUA, esta série mensal de BD teve direito a 6 números (#0-5), com o último número a ser publicado em fevereiro de 2019. Após 4 meses, regressaria sob a forma de uma minissérie de 3 números, intitulada Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles: Sound Off!, publicada entre julho e setembro de 2019. Os 9 comic books encontram-se reunidos em 3 TPB. O primeiro compila as revistas #0-2; o segundo, subintitulado The Big Reveal, compila os #3-5. E o terceiro, planeado para fevereiro de 2020, reúne os 3 comic books da minissérie, mantendo o título da mesma.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis as sinopses da editora:

As Tartarugas Ninja estão de volta com um novo visual, novos poderes, novas aventuras e muito, muito humor!

USAR EM CASO DE EMERGÊNCIA: Nas profundezas dos esgotos da cidade de Nova Iorque, os irmãos Leonardo, Rafael, Donatello e Miguel Ângelo admiram as suas novas armas, desejosos de as experimentar. Mas ainda não sabem do que elas são capazes e o Rafael acha mais prudente usá-las só em caso de emergência… É então que surge o pretexto perfeito: a April parece ter desaparecido. Sem perder um segundo, as Tartarugas Ninja vão entrar em ação!

PESADELOS E MUTANTES: As Tartarugas Ninja são a mais perfeita criação do Barão Draxum, mas este criador de mutantes e pesadelos nunca as testou! Chegou o momento de as pôr à prova e, para isso, é preciso vê-las em combate contra outro mutante. Surge então o candidato ideal a mutante: Harvey Hokum, o dono de uma loja de animais muito especial…

Matthew K. Manning 

É um argumentista de banda desenhada, especialmente conhecido pelo seu trabalho em Teenage Mutant Ninja Turtles: Amazing Adventures.

Também trabalhou em BatmanLooney TunesBatman/Teenage Mutant Ninja Turtles Adventures, Sensational Comics Featuring Wonder Woman, Spider-Man Unlimited, Teenage Mutant Ninja Turtles Universe, Marvel Action: Avengers, Justice League Adventures, Legion of Super-Heroes in the 31st Century e Teenage Mutant Ninja Turtles New Animated Adventures, além de O Despertar das Tartarugas Ninja.

Chad Thomas 

É um artista de banda desenhada, especialmente conhecido pelo seu trabalho em Teenage Mutant Ninja Turtles: Amazing Adventures.

Também trabalhou em Teenage Mutant Ninja Turtles New Animated Adventures, Noble CausesTeenage Mutant Ninja Turtles: Amazing Adventures: RobotanimalsMega ManBatman/Teenage Mutant Ninja Turtles AdventuresMy Little Pony: Friendship is Magic Broken Telephone, além de O Despertar das Tartarugas Ninja.

O DESPERTAR DAS TARTARUGAS NINJA
Usar em Caso de Emergência | Pesadelos e Mutantes

Matthew K. Manning & Chad Thomas
Editora: Nuvem de Letras
Páginas: 32, a cores (cada livro)
Encadernação: capa dura
Dimensões: 170 X 260 mm
ISBN: 9789896658175 | 9789896658182
PVP: 8,80 € (cada livro)

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.