As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho chegam ao 13.º volume.

No dia 4 de fevereiro, é distribuído nas livrarias nacionais o mais recente volume da série As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho da autoria de Pedro Leitão, a qual tem tido uma presença constante no primeiro trimestre, a cada ano que passa. Trata-se de uma das raras apostas editoriais na banda desenhada portuguesa destinada à infância, sendo a Gailivro a responsável por tal.

Na décima terceira aventura, a cor escolhida é o carmim. As cores anteriores encontram-se igualmente estampadas nos títulos:
01 – A Viagem no Carro Encarnado
02 – O Leitão Azul
03 – A Praia da Rocha Amarela
04 – O Super Leitão Cor de Laranja
05 – Os Artistas da Almofadinha Verde
06 – O Regresso ao Castelo Violeta
07 – O Capitão Barrigudo Castanho
08 – A Famosa Escola Cor de Rosa
09 – As Misteriosas Bolas Brancas
10 – O Herói da Capa Preta
11  Os Brincalhões do Triângulo Cinzento
12 – O Monstro Marinho Ocre

Desta feita, o protagonismo da obra vai para o Filipe Cavalinho Leitão – o filho do Zé Leitão e Maria Cavalinho – e a Vitória, a maior fã da própria série de banda desenhada As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho. Com uma doença oncológica e a realizar os devidos tratamentos médicos, a Vitória apresenta astenia e alopecia. Mas parece recuperar a sua energia quando encontra o seu personagem de banda desenhada favorito, o “leitão azul”. É este o mote para Filipe e Vitória revisitarem os 12 volumes anteriores da série, sendo encarado com naturalidade “leitores reais” e personagens de BD se misturarem, ou não fosse o “faz de conta” tão apreciado pelo público-alvo da série. Quanto a onde se encontra o carmim do título, apenas é revelado no final da obra…

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Filipe Cavalinho Leitão vai com os pais, Zé Leitão e Maria Cavalinho, à consulta de rotina médica. Depois de saberem que está de boa saúde vão os três a uma esplanada para o filho comer um gelado de sabores naturais, sem adição de açúcar nem adoçantes artificiais.
Na fila para os gelados, Filipe conhece a Vitória Carmim, uma menina que é sua grande fã desde a aventura do Leitão Azul.
Os dois conversam e convivem e, apesar da Vitória não poder fazer esforços nem correr por estar doente, vai de mãos dadas com o novo amigo viver todas as aventuras e reviver todos os personagens de longa data do seu herói preferido de BD, Filipe Cavalinho.
Uma história emocionante onde a boa disposição e a amizade vão vencer a doença da Vitória Carmim!

Pedro Leitão (n. Luanda, 1965) licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em 1993. Realizou exposições individuais de pintura, mas é à ilustração e à banda desenhada que se tem dedicado. Foi colaborador da revista infantil Rua Sésamo e tem editados, desde 1997, diversos livros escolares e para crianças, muitos com texto de Luísa Ducla Soares. Como autor de BD, iniciou, em 2004, a série As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho, na editora Gailivro, onde publica agora o décimo terceiro título. Complementando o seu trabalho de autor de BD, realiza regularmente, em escolas e bibliotecas públicas, sessões de Animação à Leitura. Colabora também, desde 1995, com o dramaturgo e ator Paulo Lages, na criação e representação de espetáculos de Teatro com Livro e Leitura.

A Invencível Vitória Carmim
As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho, vol. 13
Pedro Leitão
Editora: Gailivro
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 223 x 285 x 8 mm
ISBN: 9789892347608
PVP: 9,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.