O terceiro volume da série A Sabedoria dos Mitos.

A série A Sabedoria dos Mitos foi concebida pelo francês Luc Ferry, antigo professor de filosofia e ciência política que foi também Ministro da Juventude, Educação Nacional e Pesquisa. A série pretende combinar a erudição com a simplicidade, permitindo uma introdução atual à mitologia grega em banda desenhada, acompanhada por texto ilustrado em posfácio para um maior aprofundamento da temática de cada tomo.

Se cada história é escrita por Luc Ferry, compete a Clotilde Bruneau transformá-la no guião para a banda desenhada. A direção artística da série está a cargo de Didier Poli, que nalguns volumes é também o responsável pelo story-board (outras vezes esta última função compete ao desenhador). As capas são da autoria de Fred Vignaux. E, por fim, o desenho e a cor competem a um desenhador e um ilustrador diferentes em cada livro.

Originalmente publicada pela editora Glénat desde 2016, a série já apresenta 24 álbuns editados em França, com mais 3 planeados para editar até ao final deste trimestre.

Em Portugal, a Gradiva, após editar Prometeu e a Caixa de Pandora (que corresponde ao 2.º álbum da série francesa) e Édipo (o 11.º álbum da série francesa), publica este mês O Nascimento dos Deuses (o 9.º álbum da série francesa). O Nascimento dos Deuses conta com o desenho de Federico Santagati e as cores de Scarlett Smulkowsk, sendo as páginas 3 a 10 desenhadas e coloridas por Dim. D (como se pode visualizar na galeria de imagens).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Um novo volume da colecção «A sabedoria dos mitos», concebida e escrita por Luc Ferry.
Saídos do caos primordial, Geia, a terra, e Úrano, o céu, unem-se incansavelmente e dão vida aos primeiros deuses do panteão grego: os Titãs, mas também os três primeiros Ciclopes (Raio, Relâmpago e Trovão) e os Hecatonquiros, seres imortais devotados à guerra e dotados de uma força sem par. Receando que ocupem o seu lugar, Úrano encerra os filhos no ventre da mãe, mas o mais novo, Crono, consegue libertar-se. Imbuído do mesmo receio que o seu pai, Crono engole os próprios filhos, e é novamente o mais novo, Zeus, que consegue fugir.
Este liberta os seus irmãos e irmãs, dando então início à guerra dos deuses, entre os olímpicos conduzidos por Zeus e os titânicos guiados por Cronos — uma guerra terrível que decidirá se será o caos ou a harmonia a reinar no cosmos…

Luc Ferry

É um autor de referência sobre a mitologia grega, com várias obras publicadas acerca do tema. Nascido em Colombes em 1951, Luc Ferry é um filósofo e político francês. Foi Ministro da Educação em dois governos sucessivos. É autor de muitas obras filosóficas, incluindo Le Nouvel ordre écologique (Prémio Médicis de ensaios e Jean-Jacques Rousseau em 1992). Entre outros temas, dedica-se ao estudo das ligações entre a filosofia e a mitologia grega, no qual se enquadra a série de banda desenhada A Sabedoria dos Mitos.

Clotilde Bruneau

Nasceu em Paris em 1987 e, desde cedo, revelou uma intensa paixão por arte e literatura. Com formação em artes gráficas, começou a estudar cinema e trabalhou como cenógrafa e decoradora sem nunca esquecer a escrita.
Colaborou com as séries Le Petit Prince – Les Nouvelles Aventures e Eles Fizeram História.
Atualmente trabalha na coleção A Sabedoria dos Mitos da Glénat e nalguns outros projetos da editora. A sua obra mais recente na Glénat é a banda desenhada La coupe du monde de la pâtisserie, escrita por si e desenhada por Christine Chatal.

Federico Santagati

Nasceu em Itália em 1990, tendo-se formado na Scuola del Fumetto. Para a Marvel, em 2014, desenhou All New-Doop #4-5 e Nova vol. 5 #22.
Em 2015, a chancela norte-americana de Bart Thompson, Approbation Comics, publicou o primeiro número de Hass, escrito por Thompson e desenhado por Santagati.
O Nascimento dos Deuses é a sua primeira obra originalmente publicada em França.

Dim. D

Nasceu em 26 de dezembro de 1977, em Paris. Depois de obter um bacharelato comercial, matriculou-se em Arte Gráfica na Universidade.
Desde 2000, tem sido publicado por diferentes editoras francófonas. Entre as diferentes obras, destacam-se: a série de ficção científica Aleph (Nucléa, 2000-2001), escrita por Jean-Luc Istin; a série de fantasia heróica Le Seigneur d’ombre (Soleil, 2003-2008), novamente com argumento de Istin; e a adaptação da obra de Henry Rider Haggard Allan Quatermain et les mines du Roi Salomon (Soleil, 2010-2012) com argumento de Dobbs. Reside em Paris.

O Nascimento dos Deuses
Luc Ferry, Clotilde Bruneau, Federico Santagati & Dim. D
Série: A Sabedoria dos Mitos, vol. 3
Editora: Gradiva
Páginas: 60
Encadernação: capa dura
Formato: 233 x 313 mm
ISBN: 9789896169510
PVP: 16,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.