Estreia dia 6 de fevereiro o filme Birds of Prey (e a fantabulástica emancipação de uma Harley Quinn)

Por Ana Gonçalves

Harley Quinn, após se separar de Joker, junta-se a outras três heroínas – Black Canary, Huntress e Renee Montoya – para salvar uma jovem rapariga – Cassandra Cain – que está a ser ameaçada pelo vilão e lorde do crime – Black Mask.

Harley terminou o seu relacionamento com Joker e esta emancipação vem no seguimento da sua rutura. Ela percebe que a relação entre os dois era tóxica e decide começar uma nova vida.

Une-se às vigilantes, Black Canary e Huntress, bem como à polícia de Gotham City Renee Montoya, para parar o lorde do crime, Black Mask, um sádico criminoso que ganhou o apelido graças à sua obsessão de usar máscaras.

Acompanhado por Vitor Zsasz, um serial killer psicopata que faz uma marca no seu próprio corpo por cada uma das suas vítimas, persegue uma jovem ladra com o nome Cassandra Cain, que roubou um diamante a Black Mask.

Este filme da Warner Bros Pictures, foi realizado por Cathy Yan e tem argumento de Christina Hodson, contando com a participação de Margot Robbie como a fantástica Harley Quinn, Mary Elizabeth Winsted no papel de Huntress, Jurnee Smollet Bell como Black Canary, Rosie Perez no papel da polícia de Gotham Renee Montoya, Ewan Mcgregor a interpretar o vilão Black Mask, Chris Messina no papel de Victor Zsasz e Ella Jay Basco como a jovem Cassandra Cain.

Eis o trailer:

Birds of Prey na banda desenhada

O filme Birds of Prey baseia-se numa série de banda desenhada da DC Comics, onde a equipa de super-heróis era feminina, e na qual a Harley Quinn fez raras aparições.

A primeira revista em nome próprio foi um one-shot, distribuído a 7 de dezembro de 1995, com data na capa de 1996, com o título Black Canary / Oracle Birds of Prey #1. Sendo a equipa concebida Jordan B. Gorfinkel, o argumento coube a Chuck Dixon com desenhos de Gary Frank. O nome da equipa é creditado ao editor assistente Frank Pittarese.

O primeiro número da 1.ª série Birds of Prey seria distribuído a 4 de novembro de 1998, com data de janeiro de 1999 na capa.

Ao longo do tempo, a equipa foi tendo alterações, mas as personagens principais são a Batgirl/Oracle, Black Canary (Dinah Laurel Lance) e Huntress (Helena Bertinelli).

A líder do grupo durante muito tempo foi a Batgirl, identidade secreta de Barbara Gordon, a filha do comissário de polícia de Gotham City, James Gordon.

Tornou-se a Oracle, algum tempo após ter sido alvejada pelo Joker e ficado fisicamente incapacitada para continuar a ser a Batgirl. Como Oracle, continuou a combater o crime, funcionando como o cérebro da equipa.

As Birds of Prey ficaram populares devido à dinâmica das histórias, juntando nalgumas delas super-heroínas e anti-heroínas como Poison Ivy, Catwoman e Gypsy, assim como alguns heróis masculinos, que apesar de surgirem na qualidade de personagens secundários, colaboraram com as nossas heroínas em muitas bandas desenhadas. Entre outros, podemos citar Hawk (Hank Hall), Condor (Benjamin Reyes), Aleksandr Creote e Savant (Brian Durlin).

Registe-se que, ao contrário das restantes protagonistas do filme Birds of Prey, a Harley Quinn não tem a sua origem na banda desenhada. Na realidade, foi criada para aparecer uma única vez na série de animação Batman: The Animated Series, como ajudante de Joker. As reações e críticas positivas a Harley ditaram o seu regresso à animação, vindo a ser incluída pela primeira vez na banda desenhada em Batman Adventures #12, distribuído em 5 de agosto de 1993 e com data na capa de setembro desse ano.

A série televisiva

A BD foi transposta para uma série televisiva de título homónimo com 13 episódios em 2002/2003, contando com a Black Canary , Huntress, Oracle, Alfred Pennyworth e Harley Quinn como personagens principais. Devido às baixas audiências, a série foi cancelada. Curiosamente, recentemente as atrizes Ashley Scott (que interpretava a Huntress) e Dina Meyer (Barbara Gordon) reinterpretaram os seus papeis na Crise nas Terras Infinitas do Arrowverse, apesar da última apenas num papel vocal.

SOBRE O AUTOR |

BD +
BD +
Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.