Andrómeda ou o Longo Caminho para Casa

Andrómeda ou o Longo Caminho para Casa

A edição em português de Andrómeda.

Como temos vindo a noticiar ao longo destes últimos anos, a série de banda desenhada Andromeda de Zé Burnay iniciou-se com a edição de 2016 do Thought Bubble Festival, em Leeds, Inglaterra. A primeira publicação intitulou-se Bugonia, tendo o autor descrito as 12 páginas que a compõem como uma “história sobre um nómada, uma águia, um touro e abelhas”. O segundo volume da série, A House in the Horizon, foi apresentado no Thought Bubble em 2017, constante das nossas Melhores Leituras de setembro de 2017, onde o leitor foi convidado a seguir ao longo de 60 páginas o protagonista num percurso errático, onde a própria sobrevivência estava em jogo; perante as situações adversas, encontrou uma casa mas tal oásis teve um preço…

Em abril de 2019, estas duas bandas desenhadas foram compilada com uma terceira, inédita, de seu título Our Mother The Mountain, num luxuoso volume encadernado, acompanhado por uma banda sonora em formato CD (disponível alternativamente online aqui). O volume continha ainda uma galeria de pin-ups da autoria de Mike Mignola (Hellboy), Artyom Trakhanov (Slavic Nihilism), Frans Boukas (Bartkira), John Kenn Mortensen (Sticky Monsters), Matt Smith (Barbarian Lord), Simon Roy (Prophet), Aaron Conley (sabertooth swordsman) e Christian Degn.

Para além do CD e do seu encarte cuidadosamente desenhados, esta edição de autor em capa dura de 3 mm apresentava um papel Fabriano Palatina de 150g, lombada em tecido com o título e nome do autor impresso em cobre metálico, encontrando-se na capa também a presença da folha de cobre metálico.

Se é verdade que esta luxuosa edição de autor se encontra esgotada, a cooperativa editorial A Seita publicou em outubro do ano passado a primeira versão em português da obra, conforme referimos, tendo ainda direito a uma exposição no Amadora BD 2019. É verdade que a nova edição não apresenta vários dos elementos que catacterizavam a edição de autor (não está presente o CD, a lombada em tecido, o cobre metálico, o tipo de papel, etc). No entanto, contém, tal como a edição de autor, as ilustrações extra, as quais são pela primeira vez complementadas por 4 ilustrações inéditas de autores nacionais, nomeadamente André Caetano, André Pereira, Jorge Coelho e Mosi.

Se a edição em português já conta com 4 meses de existência, foi recentemente distribuída nos pontos de venda de periódicos. Os mais atentos repararão que atualmente a edição contém uma sobrecapa, algo inexistente quando se iniciou a sua comercialização. Foi a solução encontrada pela editora para o erro do título na lombada. A editora deu a indicação ao nosso site de que os leitores que tenham adquirido a edição sem sobrecapa e desejem a mesma devem entrar em contacto com a editora, preferencialmente através da sua página no facebook.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Jornada do herói que acompanha um estranho nómada perdido numa viagem entre o iniciático e o surreal, Andrómeda é também a crónica de um regresso a um destino simultaneamente desejado e desconhecido, através de uma paisagem pós-apocalíptica ou perdida na antiguidade. Uma obra-prima da banda desenhada portuguesa, que mergulha o leitor no imaginário do seu autor, feito de mitos e lendas, terror, simbolismo e aventura.
É com orgulho que A Seita apresenta esta magnífica banda desenhada numa edição em português, que inclui também o caderno de extras, esboços, etc…, originalmente publicado na versão inglesa, e uma série de ilustrações de artistas convidados, entre os quais várias inéditas de artistas portugueses. Entre os artistas incluídos podemos citar o grande Mike Mignola, fã de longa data da obra de Zé Burnay, mas também ilustrações de Artyom Trakhanov, Matt Smith, Aaron Conley, entre outros, e dos portugueses André Caetano, André Pereira, Jorge Coelho e Mosi. Músico e compositor, Zé Burnay criou também uma banda sonora de música ambiente que acompanha o livro, para proporcionar uma experiência de leitura mais imersiva, que os leitores poderão ouvir aqui.

Zé Burnay (n. 1991) é um ilustrador e autor de banda desenhada de Sintra. Formado em design gráfico, Burnay actualmente divide o seu tempo entre ilustração freelance, projetos pessoais de banda desenhada e a produção de música ambiente.

Andrómeda ou o Longo Caminho para Casa
Zé Burnay
Editora: A Seita
Páginas: 128 páginas, preto e branco
Encadernação: capa dura, com sobrecapa
Dimensões: 190 x 285 mm
ISBN: 9789895457427
PVP: 18,00€

Deixa um comentário