A Arte de Autor revela o seu plano para 2020.

Tendo o livro Quimeras Fascinantes de Milo Manara já sido publicado em janeiro e estando a distribuição nas livrarias do quarto tomo da série Duke, A Última Vez que Rezei, de Yves H. & Hermann, planeada para a próxima semana, a Arte de Autor começa a colocar em prática um dos seus objetivos para este ano. “O nosso objetivo é prosseguir e finalizar séries e publicar mais ou menos o mesmo número de livros do ano passado“, afirma Vanda Rodrigues.

Relembre-se que em 2019, a editora publicou 12 livros de banda desenhada e o livro sobre banda desenhada Hugo Pratt, Os Caminhos do Sonho. Os 3 livros mais vendidos da editora no ano passado foram a segunda e última parte do díptico Caravaggio, O Indulto, da autoria de Milo Manara; o primeiro álbum duplo de Verões Felizes, Rumo ao Sul | A calheta, de Zidrou e Jordi Lafebre; e o mais recente álbum de Corto Maltese, O Dia de Tarowean, de Juan Díaz Canales e Rubén Pellejero. Sobre serem todos edições de 2019, não será de estranhar. “A experiência que tenho mostra que os livros estão expostos 2 a 3 meses em média e após o primeiro ano praticamente desaparecem das livrarias“.

Quanto ao álbum que ficou aquém das expectativas da editora em 2019 foi o terceiro tomo da série Agatha Christie, Os Beresford: Mr. Brown, da autoria de Emilio Van Der Zuilden. “É uma excelente adaptação do livro de Agatha Christie e com uma arte que conta com pranchas duplas fabulosas“, refere Vanda Rodrigues. “Penso que as vendas foram prejudicadas pela abundância de livros editados em 2019 e pela capa pouco atrativa. No entanto, já temos muitos leitores rendidos.” Este revés, no entanto, não alterou os planos da editora em prosseguir com a série este ano.

Regressando ao plano para 2020, os leitores poderão contar com a publicação, em média, de 1 livro por mês. Eis então o plano da Arte de Autor para o corrente ano:

  • janeiro: Quimeras Fascinantes
  • fevereiro: Duke, vol. 4
  • março: Druuna, vol. 4
  • abril: Os Cavaleiros de Heliópolis, vol. 2
  • maio/junho: Verões Felizes (2.º álbum duplo) e Corto Maltese vol.7: Fábula de Veneza
  • setembro: Os Filhos de El Topo, vol. 2
  • outubro: Corto Maltese vol. 8: A Casa Dourada de Samarcanda; Druuna vol. 5; Agatha Christie vol. 4 e vol. 5

Além destes 11 livros, “esperamos avançar com 2 títulos novos, brevemente“, conta Vanda Rodrigues.

Já contando com 5 anos de atividade e tendo várias séries em catálogo, perguntámos à Arte de Autor se haveria alguns números ou títulos únicos cuja quantidade em stock começasse a ser preocupante para os leitores que desejassem alguns dos livros do seu catálogo mas ainda não os tivessem adquirido.Estamos a vender os últimos exemplares de Corto Maltese: Equatória, Corto Maltese: A Balada do Mar Salgado, Eu, Assassino e O Azul É uma Cor Quente“, alerta Vanda Rodrigues. “Os leitores que não os conseguirem localizar nas livrarias e quiserem garantir o seu exemplar, podem adquirir diretamente connosco no nosso site“.

Fica então este alerta, qual serviço público, para que os leitores interessados não se vejam privados destes volumes de séries ou títulos únicos:

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.