BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Pedro Moura

Nascimento: 1973
Naturalidade: Lisboa, Portugal

Doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica) em estudos literários, com uma tese sobre banda desenhada contemporânea portuguesa, Pedro Moura tem a banda desenhada como seu principal território. Tendo começado como crítico, escrevendo no blog Lerbd desde 2004 e mais recentemente no seu blog em língua inglesa, Yellow Fast & Crumble, e Twitter, o seu pendor mais académico tem levado à escrita de vários ensaios, capítulos e estudos publicados em várias publicações da especialidade, inclusive internacionais. Trabalha também como comissário de exposições, destacando-se a Tinta nos Nervos, que teve lugar no Museu Colecção Berardo em 2011, e a SemConsenso, Banda desenhada, ilustração e política, que teve lugar no Museu do Neo-Realismo em 2015. Foi também autor da série documental Verbd, que passou na RTP2 em 2007, e está disponível no Youtube. Em 2019, abriu, no seio de uma sociedade, a livraria-galeria Tinta nos Nervos, em Lisboa, espaço especializado nas artes do desenho, o que inclui a banda desenhada. 

Enquanto docente, trabalhou em vários estabelecimentos de ensino politécnico, como a Escola Superior Artística do Porto, Escola Superior de Artes e Design, Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Instituto Politécnico de Bragança, Universidade do Algarve, Universidade de Amiens e o Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual. Em termos gerais, é responsável por disciplinas teóricas, históricas e de argumento em áreas da banda desenhada, ilustração, animação e artes visuais e gráficas.

É também escritor, tendo participado em projetos de ilustração, dança contemporânea, ópera, cinema, cinema de animação, poesia, documentários e banda desenhada. Destaque-se aqui o trabalho mensal que faz para a revista Cais, com vários artistas, e publicado no site Bandas Desenhadas, o seu fanzine Quireward, a participação no projecto Umbra Os Regressos, novela publicada pela Polvo com a artista Marta Teives.



Entrevista:

aqui.

Obras publicadas

One-shots

  • Os Regressos – Polvo, 2018

Participação em antologias de BD

  • Quireward #1 – Montesinos, 2015
  • Quireward #2 – Montesinos, 2016
  • Quireward #3 – Montesinos, 2018
  • Umbra #1 – Umbra, 2019

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.