Rodolfo Mariano é o vencedor do 7.º concurso “Toma Lá 500 Paus e Faz uma BD!”

Os cinco membros do Júri da 7.ª edição do concurso interno da Chili Com Carne Toma lá 500 paus e faz uma BD, André Vaillant, Dois Vês, João Carola, Vasco Ruivo e Cátia Serrão, decidiram por maioria, entre as sete propostas apresentadas, qual o projeto vencedor – Bottoms Up, de Rodolfo Mariano. Trata-se de um livro de cerca de 70 páginas, planeado agora para ser editado este ano na Colecção CCC da associação.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse do projeto pelo seu autor, Rodolfo Mariano:

Depois de uma longa viagem, o Simão chega finalmente à grande cidade cheio de sonhos e motivação para vencer na sua nova vida. Apesar do transtorno de ansiedade generalizada e introversão natural de que padece, o Simão depressa conquista o coração de alguns amigos e amigas que o vão acompanhar numa aventura improvável de desfechos imprevisíveis. 
Esta série de BD começou com dois desafios, aparentemente simples, que lancei ao ar sem grandes expectativas, -trabalhar a cores e conseguir terminar uma página diariamente. Escrevi uma história curta e apontei na agenda começar no final do ano de 2019, de 1 de Novembro a 31 de Janeiro. Por muito curta que seja a história, se terminar sempre são umas 60 e tal páginas e pode ser que corra tudo bem, o Outono é fixe!! Foi super duro, mas todos os dias acordava contente e quando ia para a cama ia também cheio de alegria – hoje sinto que isso está presente no trabalho.

Eis algumas citações do júri sobre a obra:

  • “Isto foi Delicioso!!”
  • “Um trabalho surpreendentemente fresco.”
  • “Os desenhos são lindíssimos.”
  • ” Há páginas maravilhosas e momentos deliciosos com a versão fantasma da raposa, chegando a ir bastante longe ao provocar-nos com os possíveis privilégios da morte :))))))).”
  • “A arte é linda do princípio ao fim, cada vinheta é um prazer de se perder nos pormenores e easter eggs que contém, e a adição de cor ao Universo do Mariano é mesmo uma dádiva. A escrita é muito engraçada mesmo, ri às gargalhadas várias vezes enquanto lia, por coisas que há superfície são estúpidas mas que no contexto são maravilhosas (raposas fofinhas todas ensanguentadas que comem restos humanos (…) ou “gastar” três vinhetas num gajo que só vende espadas e que nunca vendeu uma chávena vida….?) (…) engasguei-me a rir (…)”
  • “O autor mantém-nos entretidos (a nós e ao protagonista) com as várias reviravoltas que a história dá. (…) Apesar de todo o humor nonsense parece que nenhum pormenor é deixado ao acaso. (…) As vinhetas e pranchas são simples mas são as composições intrincadas e os detalhes cheios de significado que nos fazem abrir o olho e seguir os acontecimentos de perto. (Bom cameo do Chewbacca.)”.

A Associação Chili Com Carne relembra que há mais de quatro anos que as quotas anuais dos sócios tem como objectivo financiar este concurso. Esta iniciativa tem ainda o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

Graças a este concurso foram já publicados seis livros: O Cuidado dos Pássaros / The Care of Birds (vencedor de 2013) de Francisco Sousa Lobo, Askar, O General de Dileydi Florez, O Subtraído à Vista de Filipe Felizardo, Acedia (vencedor de 2015) de André Coelho e as antologias Nódoa Negra (vencedor de 2018) e All Watched Over bu Machines of Loving Grace (vencedor de 2019).

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.