Os Últimos Dias.

No dia 26 de fevereiro, após um período de comercialização online, é distribuído nos pontos de venda de periódicos o quarto e último volume da série Ms. Marvel, com argumento de G. Willow Wilson e desenhos de Adrian Alphona. Editado no nosso país pela G. Floy, o livro reúne as revistas Ms. Marvel (vol. 3) #16-19, os últimos números da primeira série dedicada a Kamala Khan.

No final do volume, encontram-se ainda as duas BD curtas “Ms. Marvel Team-Up” e “Aventuras em Babystting”, da autoria de Dan Slott, Christos N. Gage e Giuseppe Camuncoli, originalmente publicadas nos EUA nas revistas The Amazing Spider-Man (vol. 3) #7-8. Estas duas BD tinham chegado pela primeira vez aos pontos de venda de periódicos nacionais em 2016, através da importação das revistas brasileiras O Espetacular Homem-Aranha (2.ª série) #6-7 da Panini.

Chega assim ao final a aventura editorial portuguesa de Ms. Marvel, a qual nunca tinha estado anteriormente disponível no nosso país, dado que a série brasileira Ms. Marvel da Panini não tinha sido exportada para Portugal.

Nos EUA, a primeira série protagonizada por Kamala foi reunida inicialmente em 4 trade paperbacks (TPB). Cada hardcover norte-americano compila 2 TPB. E existe ainda um Omnibus editado com a primeira série de Kamala completa. A G. Floy optou para as suas edições pelo menor número de páginas dos paperbacks, mas, ao invés da capa mole, por uma capa dura e, ao invés do formato comic, pelo formato de dimensões mais generosas, que a editora designa por deluxe.

Para os que (ainda?) não acompanharam a série e se interrogam quem é esta Kamala Khan, a nova Ms. Marvel, contextualize-se então a sua origem. Durante a primeira fase do relançamento Marvel NOW!, uma das séries que não teve a sua numeração reiniciada foi Captain Marvel (vol. 7). Nesta série iniciada em julho de 2012, criada por Kelly Sue DeConnick (argumento) e Dexter Soy (desenhos), Carol Danvers tinha deixado de ser mais uma vez a Ms. Marvel (já tinha se tornado previamente a Binária e a Warbird, antes de protagonizar a segunda série de Ms. Marvel em 2006), passando a designar-se por Capitã Marvel. Registe-se que o português Filipe Andrade desenhou diversos números dessa fase.

As aventuras de Carol Danvers como Capitã Marvel têm prosseguido desde essa altura. Após o término da sétima série, seguiram-se mais duas e uma série com um título ligeiramente diferente, The Mighty Captain Marvel, nas sucessivas tentativas da editora se reinventar. A partir de outubro de 2017, devido à iniciativa Marvel Legacy,  as bandas desenhadas de Danvers passaram a ser publicadas em Captain Marvel (vol. 1), mais propriamente entre os #125-129. A atual série Captain Marvel (vol. 10) estreou-se em janeiro de 2019 (com a data de capa de março daquele ano).

Estabelecida a Carol Danvers como a Capitã Marvel nestes últimos 8 anos, nenhuma personagem se designava por Ms. Marvel. Sharon Ventura, a segunda personagem a utilizar o nome de código Ms. Marvel, há muito que o tinha permanentemente abandonado, desde a sua transformação em Mulher-Coisa. E Karla Shoffen, a Rocha Lunar, que se tinha tornado em tempos a doppelganger de Ms. Marvel, integrando os Vingadores de Norman Osborn na fase do Reinado Sombrio, também já tinha perdido tal designação para a própria Carol Danvers.

Foi em 2014, na fase All-New Marvel NOW!, que o manto foi assumido por Kamala Khan, uma adolescente de ascendência paquistanesa que idolatra Carol Danvers, tornando-se na primeira série da editora protagonizada por uma personagem muçulmana. São estas primeiras bandas desenhadas de Kamala que a G. Floy editou entre 2018 e 2020. Em 2015, Ms. Marvel foi galardoada com o Hugo Award para Melhor História Gráfica e Alphona venceu o Joe Shuster Award para Melhor Artista. Em 2016, foi atribuído a Ms. Marvel o Prémio para a Melhor Série em Angoulême, o Dwayne McDuffie Award for Diversity in Comics e o Dragon Award para a Melhor Banda Desenhada.

Ao longo destes 6 anos, Kamala teve direito a 3 séries. Por outro lado, a personagem tornou-se parte integrante do universo Marvel, tendo inclusivamente sido membro dos Vingadores e assumido a liderança dos Campeões (como pôde ser lido em alguns volumes editados pela Goody), bem como integrado a equipa Secret Warriors.

Quanto às séries em nome próprio, após Ms. Marvel (vol. 3), seguiu-se Ms. Marvel (vol. 4), publicada entre novembro de 2015 e fevereiro de 2019 (datas de capa de janeiro de 2016 a abril de 2019), ao longo de 38 números, mantendo-se G. Willow Wilson como argumentista. Para os leitores interessados em continuar a ler a saga de Kamala, os hardcovers (HC) dessa fase são os números 3 a 5. Para os que preferem os trade paperbacks (TPB), correspondem a:

  • vol. 5: Super Famous (2016)
  • vol. 6: Civil Wars II (2016)
  • vol. 7: Damage per Second (2017)
  • vol. 8: Mecca (2017)
  • vol. 9: Teenage Wasteland (2018)
  • vol. 10: Time and Again (2019)

Em março de 2019 (com data de capa de maio), iniciou-se a atual série mensal de Kamala Khan, intitulada The Magnificient Ms. Marvel, passando o argumento a ser da autoria de Saladin Ahmed. Com 10 números publicados até ao momento, o primeiro TPB norte-americano intitula-se The Magnificent Ms. Marvel Volume 1: Destined (2019).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A heroína convidada que todos esperavam:
Capitã Marvel e Ms. Marvel
Enfrentam o fim do mundo lado a lado!
Desde o momento em que ganhou os seus poderes e envergou o seu fato, Kamala tem sido permanentemente confrontada com os mais variados desafios. Mas nada a preparou para isto: o colapso do universo Marvel. Felizmente, pode contar com a ajuda de Carol “Capitã Marvel” Danvers! Mas entre juntar-se à sua heroína de sempre para salvar o seu irmão, e tentar impedir que a cidade caia no caos, Kamala mal tem tempo de se dar conta que o mundo se está a desmoronar à sua volta. Mas vai perceber, e terá de decidir: quando o mundo está a acabar, vale a pena continuar a lutar? Kamala sabe a resposta. Vamos a isto, Nova Jérsia!

Ms. Marvel vol. 4: Os Últimos Dias
G. Willow Wilson & Adrian Alphona
Editora: G. Floy
Páginas: 120, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 285 x 185 mm
ISBN: 978-83-65938-86-2
PVP: 13,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.