Jimmy Liao leva-nos a meditar sobre a cegueira

O Som das Cores é o sexto livro do premiado autor formosino, Jimmy Liao, publicado em língua portuguesa pela editora Kalandraka. Editado originalmente em Taiwan no ano de 2001, com o titulo 地下鐵, esta obra já foi publicada em cerca de 10 países e conta também com adaptações para cinema e televisão no mercado asiático.

Neste livro, Jimmy Liao leva-nos a meditar sobre a cegueira. Somos levados a acompanhar uma adolescente praticamente cega, que, no seu décimo quinto aniversário, decide fazer uma viagem de metro pela sua cidade. Em cada estação, um novo desafio, um novo receio. Embora sem visão, todos os outros sentidos encontram-se bastante apurados, ajudando a jovem nas suas decisões. Ilustrado com magníficos painéis, o autor leva-nos a viajar pela imaginação da jovem, bem como a forma como enfrenta os seus medos e solidão, sempre com uma mensagem de esperança e liberdade que caracterizam as suas obras.

Recomendado para crianças a partir dos 9 anos, o acompanhamento de um adulto na leitura é sempre aconselhável. Ao fim e ao cabo, é sempre um prazer podermos desfrutar da leitura de um livro com os nossos mais pequenos. Uma coisa é certa – depois desta magnífica leitura a nossa idealização sobre a cegueira será bem diferente.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

No ano em que o meu Anjo se despediu de mim à entrada do metro, perdia aos poucos a visão. Na manhã de outono do meu décimo quinto aniversário chuviscava lá fora. Depois de dar de comer ao gato, dirigi-me às seis e cinco até ao metro…

No dia em que cumpre quinze anos, uma adolescente praticamente cega decide aventurar-se no metro de uma grande cidade. Guiada pelos seus sentidos e pelo seu imaginário deambula de estação em estação, vivendo desta forma também uma viagem interior que a levará a nadar com os golfinhos, a colher maçãs ou a bronzear-se nas costas de uma baleia… Os seus pensamentos, entre o sonho e a realidade, evocam, tal como Jimmy Liao já nos habituou, a solidão, a perda, mas sobretudo a esperança.

Jimmy Liao (Taipé, China, 1958)
Licenciado em Belas-Artes, após 12 anos a trabalhar numa agência de publicidade, uma leucemia levou-o a repensar a sua vida. Já recuperado, deixou o seu emprego e dedicou-se a escrever e a ilustrar histórias de forma autodidacta. Desde 1998, tem vindo a publicar inúmeros livros para o público infantil e adulto que estão traduzidos em muitos países e foram adaptados ao teatro e ao cinema: o filme baseado em “A Fish with a Smile” obteve em 2006 o Prémio Especial para a Melhor Curta de Animação do Festival Internacional de Cinema de Berlim. É um dos autores asiáticos com maior reconhecimento internacional.

O som das cores
Jimmy Liao
Formato: 20,5 x 24cm, capa mole
Páginas: 128, cor
ISBN: 978-989-749-119-1
PVP: 19€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.