O penúltimo volume da série.

Harrow County é uma série de banda desenhada norte-americana de ficção especulativa publicada pela Dark Horse Comics entre maio de 2015 e junho de 2018, ao longo dos 32 números da revista, tendo sido posteriormente compilada em 8 trade paperbacks (TPB) ou em 4 hardcovers (HC). Da autoria de Cullen Bunn e Tyler Crook, esta série de terror tem vindo a ser publicada em Portugal pela G. Floy. A edição nacional respeita os conteúdos da compilação em TPB mas apresenta uma encadernação em capa dura.

O sétimo e penúltimo volume conheceu este mês comercialização online pela G. Floy, estando prevista para março a sua distribuição nos pontos de venda de periódicos. Subintitulado As Trevas Aproximam-se, este livro compila as revistas #25-28 da série original. Quanto ao último volume, está, de acordo com a editora, planeado para este verão.

Refira-se, a título de curiosidade, que a primeira versão de Harrow County era uma série em prosa intitulada “Countless Haints”, que Bunn escrevia e publicava no seu site. A história foi reformulada e ajustada a uma série de BD com o cocriador Crook, que lhe conferiu um grafismo próprio. O #1 da série de BD esgotou a sua primeira tiragem, tendo a mesma sido galardoada com os entretanto extintos Ghastly Awards, prémios dedicados à BD de terror atribuídos entre 2011 e 2016, cujo nome era uma homenagem ao artista da golden age “Ghastly” Graham Ingels, colaborador frequente de revistas da EC Comics, como Tales from the Crypt. No último ano da sua edição, firam atribuídos Ghastly Awards a Harrow County (Melhor Série), Cullen Bunn (Melhor Argumentista por Harrow County, The Sixth Gun, Blood Feud e Death Follows) e Tyler Crook (Melhor Artista por Harrow County).

Clique nas imagens para as visualizar em toda as sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Bem-vindos a Harrow County…
A saga sobrenatural de Emmy Crawford aproxima-se do seu desenlace no penúltimo volume da série, com a nossa jovem heroína a preparar-se para enfrentar inimigos antigos na vila de Harrow County, assombrada por um terror inominável… Um Mal terrível ergueu-se da sepultura para juntar as suas forças às da malévola família de Emmy para a guerra de monstros que se avizinha! Conseguirá Emmy proteger-se e ao seu lar sozinha, ou terá de encontrar aliados para poder derrotar o mal de uma vez por todas?
Este volume reúne os números #25-28 de Harrow County, o estranho e inquietante conto de terror southern gothic, criado pelo escritor Cullen Bunn e assombrosamente desenhado e pintado pelo artista Tyler Crook.

Cullen Bunn é um autor de comics norte-americanos, bem conhecido pelas histórias que escreveu para a Marvel, em particular Uncanny X-Men e várias minisséries de Deadpool, entre as quais os volumes editados pela G. Floy a partir de 2018 (Deadpool Mata o Universo Marvel, que foi o volume da Marvel que mais vendeu nos últimos anos, com mais de meio milhão de exemplares vendidos, e as suas duas sequelas, Deadpool Mata os Clássicos, o livro mais vendido pela G. Floy em 2019, e Deadpool Mata Deadpool). É também o autor de várias séries independentes, como The Sixth Gun e O Homem Vazio, bem como outras séries de terror editadas pela Image e Boom!

Tyler Crook trabalhou durante anos na indústria de videojogos, até ao lançamento, em 2011, de Petrograd, um romance gráfico escrito por Phillip Gelatt e publicada pela Oni Press, que marcou a sua estreia na BD. Deste então, tem-se notabilizado pela sua arte em projetos independentes, como B.P.R.D. (no universo de Hellboy), Witchfinder ou Badblood. A sua primeira colaboração com Cullen Bunn foi nalguns números da série The Sixth Gun (de que Bunn é o argumentista), sendo Harrow County o seu primeiro grande projeto independente. Crook venceu um Russ Manning Award, um prémio atribuído durante os Eisners, e que premeia o trabalho de um estreante no mundo da BD, bem como um Ghastly Award. Foi um dos convidados presentes no XV Festival Internacional de BD de Beja, tendo direito a uma exposição.

Harrow County vol. 7: As Trevas Aproximam-se
Cullen Bunn & Tyler Crook
Páginas: 112, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 260 x 175 mm
ISBN: 978-83-65938-90-9
PVP: 13,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.