O fanzine de ficção científica Orion chega ao seu 5.º número.

Em março de 2018, surgiu o número 0 de Orion. Um grupo de entusiastas da ficção científica, oriundos de diversas áreas criativas, correspondeu ao desafio de Renato Abreu, colaborando neste novo zine. Ainda com um carácter experimental, nesta publicação convergiram diversas expressões artísticas, através de minicontos, bandas desenhadas curtas, galerias de ilustração e uma secção crítica – com a participação, liderada por Renato Abreu, de Daniel Maia, José de Matos-Cruz, Nuno Russo e Sofia Guilherme Lobo. O número de páginas dedicadas à banda desenhada deste número piloto de 22 páginas era parco, com Renato Abreu a misturar o desenho com a fotografia.

O número 1 de Orion seria publicado em julho de 2018. O coordenador e editor Renato Abreu contou com a colaboração de Bernardino Costantino, José de Matos-Cruz, Maria João Worm e Sofia Guilherme Lobo neste número. Com 56 páginas, as narrativas gráficas passariam a ser predominantes neste número.

Com o número 2, datado de janeiro de 2019, Orion alargava os géneros que aborda, assumindo-se como um fanzine de ficção científica e fantasia. Este número, com direito a 68 páginas, contou com trabalhos de Bernardino Costantino, Jeremy Smookler, José de Matos-Cruz, Nicola Rettino, Ornella Micheli, Renato Abreu, Shigehiro Okada e Sofia Gonçalves Lobo. Pela segunda vez, o número de páginas dedicadas à narrativa gráfica superava as demais.

Em junho de 2019, surgia o número duplo 3+4, com 126 páginas. Os autores presentes neste número eram Andro Malis, Bernardino Costantino, Françoise Duvivier, Jeremy Smookler, Joan Blaisse, José de Matos-Cruz, Léo Quiévreux, Luís Filipe Silva, Luís Louro, Marco Limbo Maraggi, Nicola Rettino, Ornela Michelli, Sarah Fisthole e Sofia Gonçalves Lobo. Tal como os números 1 e 2, também neste número a narrativa gráfica era preponderante.

Em janeiro de 2020, surge o número 5 com 68 páginas e obras de Andro Malis, Bernardino Costantino, Joan Blaisse, José de Matos-Cruz, Luís Filipe Silva, Maria João Worm, Nicola Rettino, Renato Abreu, Sofia Gonçalves Lobo e Yvan Guillo. Como os restantes números, com exceção do n.º 0, é também a narrativa gráfica que predomina nas páginas do mais recente Orion.

Registe-se que todos os números estão disponibilizados gratuitamente online, realizando-se ainda versões impressas para os colaboradores de cada número. Eis os links diretos para a leitura online de cada número de Orion:

Clique nas capas anteriores para as visualizar em toda a sua extensão:

Orion #5
vários autores
Editor: Renato Abreu
Páginas: 68

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.