As primeiras repercussões da pandemia por Coronovírus na banda desenhada a nível nacional.

O Coimbra BD foi a última mostra de banda desenhada em 2020 a ser realizada antes de ser recomendada pelo governo português a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5000 pessoas, e de eventos à porta fechada com mais de 1000 participantes, a propósito da pandemia de COVID-19 (doença transmissível causada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2). De qualquer modo, a presença do autor italiano Carlo Ambrosini no referido evento foi cancelada.

O encerramento temporário de vários espaços municipais que se tem vindo a verificar um pouco por todo o país, também tem tido, como não poderia deixar de ser, as suas repercussões na banda desenhada. Por exemplo, com o encerramento temporário das Bibliotecas Municipais de Lisboa, é encerrado o serviço de Bedeteca da Biblioteca dos Olivais.

Estas medidas têm também repercussões a nível de exposições. A título de exemplo, a exposição de “Apesar de não estar, estou muito”, do autor de banda desenhada Diogo Jesus (aka Rudolfo), com curadoria de João Ribas, planeada para ser exibida na mezzanine da Galeria Municipal do Porto, foi também adiada.

A organização da 7.ª Mostra do Clube Tex Portugal no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, que contaria com a presença dos autores italianos Laura Zuccheri e Roberto Diso nos dias 25 e 26 de abril, já anunciou também que a mesma foi adiada, apesar de se manter otimista quanto à possibilidade de vir a realizar ainda a Mostra durante o ano de 2020.

Quanto aos dois grandes eventos de banda desenhada em Portugal, os Festivais Internacionais de Banda Desenhada de Beja e Amadora, não há ainda novidades sobre alteração das datas. Dos dois, o de Beja, devido à sua maior proximidade (29 de maio a 14 de junho), será aquele que, de momento, terá um maior risco de vir a ser cancelado ou adiado, dependendo da evolução epidemiológica da doença no nosso país.

Curiosamente, em contracorrente, o evento de organização privada Comic Con Portugal 2020 anunciou esta semana a sua realização nos dia 10 a 13 de setembro, desvendando os nomes dos primeiros 4 convidados de banda desenhada.

A evolução mundial e nacional da epidemia ditarão a realização ou não dos diversos eventos planeados para este ano, bem como os períodos em que espaços municipais como bedetecas estarão abertos. A publicação de obras de banda desenhada – quer as impressas em Portugal, quer no estrangeiro – poderá também vir a ser afetada.

O mais importante é ir cumprindo as recomendações emanadas com serenidade, zelando pela segurança de todos.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.