O primeiro volume intitula-se O Anjo de Malta.

Este mês, a Gradiva inicia a sua mais recente série de banda desenhada francófona, O Guardião, Agente Secreto do Vaticano (Le Janitor, no original), com argumento de Yves Sente e desenhos de François Boucq, continuando a apostar no género thriller. O primeiro álbum intitula-se O Anjo de Malta (L’Ange de Malte, no original).

Com a publicação da série iniciada em 2007 pela parisiense Dargaud com 2 álbuns intervalados por 7 meses, os dois álbuns seguintes foram editados a um ritmo bianual. Após um hiato de 6 anos, o quinto álbum surgiria no mercado francês em 2017.

O plano inicial da Gradiva previa a publicação a edição do segundo álbum da série em abril.

Refira-se que o primeiro volume de O Guardião é a única publicação de banda desenhada da editora em março, tendo a mesma informado o site Bandas Desenhadas que algumas das suas publicações previstas para este mês foram adiadas, incluindo a BD Estaline da série Eles Fizeram a História.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Há apenas doze Guardiões no mundo, um grupo secreto ligado ao Vaticano. Não se conhecem uns aos outros. Quase ninguém sabe da sua existência. E a sua missão é tão essencial quanto única. Um thriller que não conseguirá parar de ler!
Encarregue de adquirir documentos antigos, Vince avisa os seus empregadores do perigo associado a esta transacção.
Inicialmente contratado para proteger os negociantes de arte do Vaticano, Vince é desafiado a integrar o Corpo do Guardiões, uma célula especial dos serviços secretos da Santa Sé.
A sua nova missão será proteger os cardeais que participam no Fórum económico Mundial de Davos.

Yves Sente nasceu em Bruxelas em 1964.
Com 6 anos de idade, Yves Sente descobre o álbum Tintin no Congo e, aos 11 anos, A Marca Amarela.
Em 1983, termina o curso na American High School Chicago. Em 1986, obtém o diploma em Direito e publica alguns cartoons. Foi chefe de redação das revistas Hello BDJet, Kuifje (o Tintin holandês) e diretor editorial das Éditions du Lombard.
Em 1997, sob anonimato, envia à Dargaud um argumento para a série Blake e Mortimer. Não demorou muito tempo até a identidade deste talentoso argumentista ser descoberta.
Em 2000, é publicado o 14.º álbum da série Blake e Mortimer –  A Conspiração Voronov, com argumento de Y. Sente e desenho de A. Juillard, que foi muito bem recebido pelo pelo público e pela crítica. 

François Boucq (Lille, 28 de novembro de 1955) é um autor de banda desenhada francês.
É conhecido por álbuns como A Mulher do Mágico e Boca do Diabo, com argumento de Jerome Charyn (ambos publicados pela Meribérica), bem como por séries como Face de Lua (inicialmente publicado pela Meribérica e posteriormente pela ASA) e Bouncer (editada inicialmente pela ASA e atualmente pela Arte de Autor), ambas com argumento de Alejandro Jodorowsky.
Enquanto autor solo, foram publicados em Portugal alguns álbuns da sua série As Aventuras de Jérôme Moucherot pela Meribérica e Booktree.
Boucq é um autor multipremiado, tendo sido galardoado com importantes prémios em países como França, Bélgica, Itália e Alemanha.

O Guardião vol. 1: O Anjo de Malta
François Boucq & Yves Sente
Editora: Gradiva
Páginas: 52, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,3 x 31,3 cm
ISBN: 978-989-616-952-7
PVP: 15,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.