A primeira publicação em Portugal da efémera chancela DC Ink.

Em 2019, a DC inaugurou duas novas chancelas dedicadas aos seus leitores mais novos, batizando-as com as designações DC Zoom e DC Ink. A DC Zoom teve direito a um maior número de lançamentos, sendo o seu público-alvo preferencial os leitores entre os 8 e os 12 anos. Quanto à DC Ink, destinada aos leitores com mais de 13 anos, teve um menor número de lançamentos, sendo Harley Quinn: Através do Espelho da autoria de Mariko Tamaki e Steve Pugh o quarto título lançado sob essa chancela.

Apesar da obra dedicada à Catwoman na DC Ink ter sido um sucesso de vendas, em junho de 2019 a DC Comics anunciou para o início de 2020 o término das suas chancelas em geral – incluindo a DC Vertigo, DC Zoom e DC Ink – passando todas as obras a ser publicadas sob a DC em geral, com três designações no que toca à faixa etária a que se destinam:

  • DC Kids, destinada aos leitores entre os 8 e os 12 anos (basicamente, a entretanto chancela cancelada DC Zoom);
  • DC, destinada aos leitores com mais de 13 anos e sob a qual são publicadas a maioria dos títulos do universo DC (passando a incluir também os da DC Ink);
  • DC Black Label, destinada aos leitores com mais de 17 anos e que, sob a forma de chancela, já tinha iniciado as suas publicações em setembro de 2018.

Quanto à obra Harley Quinn: Através do Espelho, a autora canadiana Mariko Tamaki não é desconhecida dos portugueses. A sua obra multipremiada Finalmente o Verão, elaborada em conjunto com a sua prima Jillian Tamaki, foi publicada pela Planeta Tangerina em 2015 no nosso país. Menos sorte tiveram outras obras premiadas de Mariko, fossem anteriores (como Skim, de 2008) ou posteriores (como Laura Dean Keeps Breaking Up With Me, de 2019).

Quanto ao britânico Steve Pugh, tem um vasto currículo nos comics norte-americanos e britânicos, para editoras como a DC, Marvel, Dark Horse e a revista 2000 AD.

Inicialmente, a Levoir considerou utilizar a capa norte-americana para a edição portuguesa (onde se pode visualizar o logo da entretanto extinta chancela DC Ink na lombada), chegando a divulgar a mesma nas redes sociais. No entanto, acabou por não a utilizar. Clique na imagem para a visualizar em toda a sua extensão:

Estando previsto o lançamento da obra em 20 de março, dois dias antes a Levoir comunicou que tinha cancelado a sua distribuição nos pontos de venda de periódicos, atendendo à pandemia do COVID-19. Segundo a editora, a obra está disponível atualmente por encomenda direta à editora (que a remete por correio), estando também previsto que a curto prazo os sites das principais redes livreiras em Portugal tenham os livros em stock.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Rebelde, sem rodeios e excêntrica, a jovem Harley Quinzel é mandada, aos quinze anos e com cinco dólares no bolso, para Gotham, uma das cidades mais perigosas do mundo. Harley já teve de se confrontar com situações bem complicadas na sua vida, mas a sua sorte muda quando a melhor drag queen de Gotham, o seu “Mamã”, a toma sob a sua protecção.
Harley parece ter encontrado um sítio para crescer e descobrir o seu verdadeiro eu no liceu de Gotham, com a sua melhor amiga Ivy. Mas a sorte vai voltar a mudar quando o cabaret do “Mamã” se torna na nova vítima da onda de gentrificação que está a submergir a vizinhança. Agora, Harley está furiosa.
Quer transformar essa fúria em acção, mas tem duas opções: juntar-se a Ivy e à sua campanha para tornar o bairro num sítio melhor; ou juntar-se ao Joker, que planeia deitar Gotham abaixo, uma corporação de cada vez.

Harley Quinn: Através do Espelho
Mariko Tamaki & Steve Pugh
Editora: Levoir
Páginas: 200
Encadernação: capa dura
Dimensões: 160 x 230 x 14 mm
ISBN: 9789896828547
PVP: 19,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.