Prémios Bandas Desenhadas 2020

Prémios Bandas Desenhadas 2020

Toda a informação já disponível.

Como referimos, o site Bandas Desenhadas optou por prosseguir com as suas Nomeações para os Prémios Bandas Desenhadas 2020, independentemente de nos encontrarmos em plena pandemia de COVID-19. Como expusemos, numa altura em que as boas notícias escassam, parece-nos fundamental fazer uma celebração da banda desenhada editada no nosso país.

As nomeações ocorrerão normalmente. No entanto, pelo menos no que toca às Nomeações de Inverno 2020, as mesmas serão reveladas em data ligeiramente mais tarde do que o ano passado, de modo aos jurados terem a oportunidade de tomar contacto com o máximo de obras publicadas no período correspondente, atendendo à atual conjuntura.

Deste modo, no que toca às obras publicadas nos diferentes trimestres, a data-limite para receção de obras é a seguinte, consoante o trimestre em que foram editadas:

  • 1.º trimestre (1 de janeiro a 31 de março): 31 de maio de 2020
  • 2.º trimestre (1 de abril a 30 de junho): 31 de julho de 2020
  • 3.º trimestre (1 de julho a 30 de setembro): 31 de outubro de 2020
  • 4.º trimestre (1 de outubro a 31 de dezembro): 31 de janeiro de 2021

Nesse sentido, editoras e autores interessados em garantir que os jurados têm acesso à sua obra, devem remeter 1 exemplar físico de cada obra editada até essa data para a habitual morada física do site Bandas Desenhadas (para qualquer questão, podem entrar em contacto connosco).

Conjuntamente com 1 exemplar físico, podem remeter-nos 1 versão digital das obras por e-mail, que será distribuída pelos jurados. No entanto, as decisões finais serão sempre realizadas com base na versão física, pelo que o envio da versão digital não substitui o exemplar físico.

Relembrando algumas das questões que nos foram colocadas o ano passado, os Prémios abrangem todas as obras impressas de banda desenhada publicadas em 2020, incluindo não só as que têm direito a distribuição nacional em livrarias e pontos de venda de periódicos, como também edições de autor, zines e outras publicações que não são distribuídas por esses canais.

No que toca às categorias, fazemos 3 esclarecimentos. Este ano, dada a não representatividade de Antologias de material Estrangeiro em 2019, optámos por anular as duas categorias ligadas a essas publicações. Caso 2020 se venha a revelar diferente, reequacionaremos a nossa posição.

Quanto à Publicação de Humor, apesar de sermos sensíveis ao feedback obtido quanto a ser uma das poucas categorias que engloba conjuntamente o material Nacional e Estrangeiro, a verdade é que em 2019 não existiu material suficiente para que se dividisse essa categoria em duas. Nesse sentido, optámos por mantê-la nos mesmo moldes. Caso esta realidade se altere no futuro, reconsideraremos a nossa posição.

Por fim, no que toca à categoria de Melhor Banda Desenhada de Autor/Coautor Nacional publicada originalmente no Estrangeiro, devido à sua fraca representatividade em 2019 quanto ao número de obras, foi também anulada. Tal como as demais posições, esta será revista caso a situação se venha a alterar no futuro.

As nomeações são realizadas pela equipa nuclear do site Bandas Desenhadas, cuja totalidade dos membros tem experiência enquanto jurados na premiação de obras de banda desenhada. Relembra-se que as nomeações das obras concorrentes aos Prémios Bandas Desenhadas têm uma particularidade – são realizadas ao longo do ano, cada uma delas correspondendo a um trimestre editorial, formalmente designado pela estação do ano que vigora na maioria do seu período.

Desse modo, ao longo do ano serão anunciadas as Nomeações de Invernode Primaverade Verão e de Outono, bem como as finais Nomeações Extemporâneas, as quais contemplam obras avaliadas pelos jurados após o anúncio do trimestre a que as mesmas digam respeito. Deste modo, assegura-se a possibilidade de contemplar obras que, por questões de acessibilidade ou de outra ordem logística, foram alvo de apreciação após o trimestre em que foram publicadas.

Atendendo a que alguns editores utilizam diferentes datas de distribuição consoante o canal a que a mesma diz respeito, considera-se para efeitos de data de edição aquela em que existiu a possibilidade da primeira transação comercial (ou disponibilização gratuita da obra aos leitores), seja via pontos de venda de periódicos, livrarias, outras lojas, plataformas digitais da editora ou do(s) autor(es), eventos ou qualquer outra possibilidade.

Em cada uma das Nomeações, será indicada apenas uma obra para cada categoria, chegando-se ao final das 5 Nomeações com um total máximo de 5 obras nomeadas em cada categoria. O júri reserva-se o direito de não atribuir trimestralmente nomeações em todas as categorias.

Sublinha-se novamente que os prémios são exclusivamente referentes às edições nacionais do ano a que dizem respeito. As categorias para a 2.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas são:

  • Melhor Publicação Nacional com Distribuição Comercial
  • Melhor Publicação Nacional com Distribuição Alternativa
  • Melhor Argumento Nacional
  • Melhor Ilustração Nacional
  • Melhor Antologia Nacional
  • Melhor BD curta editada em Antologia Nacional
  • Melhor Publicação Estrangeira
  • Melhor Argumento Estrangeiro
  • Melhor Ilustração Estrangeira
  • Melhor Publicação de Humor
  • Melhor Série de Publicações
  • Melhor Edição
  • Melhor Reedição

A maioria das categorias são autoexplicativas. Realizamos, no entanto, os seguintes reparos. Consideramos como Distribuição Comercial as publicações que usufruem de canais nacionais de distribuição livreira e/ou pontos de venda de periódicos. Por sua vez, consideramos Distribuição Alternativa as publicações que não usam nenhum desses dois canais. As categorias relativas à Ilustração referem-se ao conjunto de todos os profissionais que contribuíram para as diferentes etapas da mesma na banda desenhada (p.e., desenho, arte-final, cor). Para efeito destes Prémios, as categorias referentes a Antologias apenas contemplam a compilação de obras de autores distintos, sem um fio condutor entre as BD propostas. As Publicações Estrangeiras referem-se às edições nacionais de material previamente publicado noutros países. As categorias dedicadas à Melhor Série e à Melhor Edição avaliam não só as bandas desenhadas propriamente ditas mas também o seu suporte físico e a qualidade dos conteúdos extras à própria BD. Iguais critérios são atribuídos à categoria Melhor Reedição, no sentido de avaliar o valor acrescentado da nova edição dessa BD. A Melhor Publicação de Humor contempla registos vários, desde tiras humorísticas a cartoons.

Deixa um comentário