Um outro lado de Jeff Lemire.

Uma das novidades de abril da G. Floy é a obra Roughneck de Jeff Lemire, editada originalmente pela chancela Gallery 13 da Simon & Schuster em 2018.

Lemire viu o início do seu trabalho no início da década passada recompensada com prémios de âmbito mais independente. O seu livro Lost Dogs publicado pela sua chancela Ashtray Press em 2005 recebeu o Prémio Xeric. Seguiu-se o seu trabalho para a Top Shelf, onde foi publicada a multigalardoada série Essex County, que lhe valeu os prémios Alex, Dough Wright e Joe Shuster, bem como a Escolha do Público dos Romances Canadianos Essenciais da Década. O livro The Underwater Welder (Top Shelf) e a série Sweet Tooth (DC Vertigo) foram ainda os responsáveis pelo seu segundo Prémio Joe Shuster. Porém, o seu restante trabalho na DC (e a chancela Vertigo), onde teve um período de exclusividade, na Marvel e na Vaillant, mantiveram Lemire afastado de prémios, sejam os mais mainstream ou os mais independentes. O reconhecimento somente chegou novamente com a série Black Hammer (Dark Horse) e, posteriormente, com Gideon Falls (Image), as quais foram galardoadas com o Prémio Eisner de Melhor Nova Série, respetivamente, em 2017 e 2019. Em Portugal, além de Black Hammer, estão também a ser editadas a série Gideon FallsDescender (Image). A Goody tinha também publicado algum do seu trabalho para a Marvel, como Thanos e O Velho Logan (incluindo os números desenhados pelo português Filipe Andrade).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Os dias de glória de Derek Ouelette já acabaram, e a sua carreira de jogador de hóquei terminou em desgraça há mais de uma década, depois de um incidente violento sobre o gelo. Desde então, vive da sua reputação, na pequena vila do Norte remoto do Canadá onde nasceu, sempre a beber demais e a envolver-se em rixas com quem o ofenda. Mas não contou com o regresso da sua irmã Beth, que aparece um dia vinda do nada, a fugir de um namorado abusivo. Os dois irmãos escondem-se numa cabana isolada na floresta, numa tentativa de se voltarem a conhecer, e de exorcizar os terríveis segredos do seu passado… Enquanto o ex-namorado de Beth a persegue e se aproxima, ameaçando lançar Derek e Beth de novo numa espiral de destruição para o mundo que eles estão desesperadamente a tentar deixar para trás.
Ao mesmo tempo comovente e angustiante, Roughneck é uma história profundamente tocante de família e dos seus passados e segredos, e do desejo de quebrar um ciclo de violência, qualquer que seja o preço.
Os leitores portugueses já tiveram a oportunidade de descobrir a obra de Jeff Lemire e a sua imensa versatilidade como escritor de vários géneros, desde super-heróis (Velho Logan ou Black Hammer), passando pelo space opera (Descender) ou pelo terror (Gideon Falls), e com este livro podem descobrir o seu lado mais humano, como cronista da vida do dia a dia nas paisagens vastas da América e do grande norte do Canadá. A acção decorre na isolada e perdida vila canadiana de Pimitamon, que significa na língua Cree “encruzilhada”, palavra que resume de modo perfeito o novelo de escolhas e de caminhos possíveis que os protagonistas terão de resolver, na sua viagem pelo seu passado atormentado, presente angustiante, e possível futuro. Roughneck representou para o autor um regresso aos temas que o tinham tornado famoso no início da sua carreira, com obras como Essex County, e é uma lição magistral de narrativa sequencial, uma história poderosa sobre a tragédia humana, e também sobre a esperança e a redenção sob todas as suas formas.

JEFF LEMIRE é um autor best-seller do New York Times, e o autor premiado e aclamado de romances gráficos como Essex County, The Underwater Welder, The Nobody, Sweet Tooth, ou Trillium. Escreveu também inúmeras histórias para alguns dos títulos de super-heróis mais conhecidos da DC, Marvel ou Valiant, bem como séries de banda desenhada para a maioria das editoras americanas com artistas variados, incluindo Descender, Gideon Falls ou Black Hammer, tendo ganhado com estas duas últimas o Prémio Eisner de Melhor Nova Série. Vive em Toronto com a família.

Roughneck – Um Tipo Duro
Jeff Lemire
Editora: G. Floy
Páginas: 272, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 190 x 280 mm
ISBN: 978-83-65938-92-3
PVP: 30,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.