O Amanhã Morre Hoje.

Um dos 5 lançamento da G. Floy em dezembro do ano passado foi Wolverine: Arma X, vol. 3 – O Amanhã Morre Hoje, da autoria de Jason Aaron, Ron Garney e Davide Gianfelice. Trata-se do penúltimo lançamento ocorrido nesse mês de que a editora ainda não tinha elaborado o press release.

Este volume é o último da série Wolverine: Arma X. Na verdade, o final da 3.ª série norte-americana de Wolverine com o #74, em 2009, deu origem a dois títulos diferentes. Por um lado, a numeração prosseguia com o #75 no novo título Dark Wolverine, no qual os argumentistas Daniel Way e Marjorie Liu exploravam a história de Daken enquanto protagonista da revista. Quanto a Logan, a sua história continuou no título Wolverine: Weapon X com argumento de Jason Aaron. Ao fim de 16 números, ambas as séries terminaram para dar origem à 4.ª série de Wolverine.

Neste terceiro volume, estão compilados os últimos números desta série, nomeadamente as revistas #11-16, originalmente publicadas entre março e agosto de 2010 nos EUA, com o arco principal a ser desenhado por Ron Garney e o último número por Davide Gianfelice.

O #16 aqui compilado, «O Fim do Princípio» é uma bonita estória, que retrata bem a relação entre Logan e Kurt. Quanto aos restantes 5 números, que dão título ao volume, os desenhos de Garney ficam aquém do esperado.

– Susana Figueiredo (Bandas Desenhadas, 30 de abril de 2020)

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Guerra contra o futuro!
O futuro está sob controlo da malévola corporação chamada Roxxon, que impõe a sua lei a um mundo conquistado através do seu exército de ciborgues homicidas, os Deathloks, enviando-os para exterminar todos os super-heróis que se oponham a ela. E o último vestígio de resistência é um pequeno bando paramilitar liderado por Logan, o homem que já foi conhecido como Wolverine…
Os Deathloks começam também a surgir no presente, em busca de super-heróis já estabelecidos ou ainda desconhecidos – para os exterminarem com violência máxima. E depois de eliminarem os primeiros, o próximo nome na sua lista não é outro senão o do Capitão América. Para impedir a ascensão da Roxxon e o massacre final de todos os heróis do mundo, Wolverine vai ter de juntar forças com uma misteriosa mulher que parece possuir um conhecimento inexplicável sobre a distopia futura. Logan não vai desistir até conseguir deter os Deathloks, mas que esperança resta de impedir um futuro que parece já ter acontecido?
O volume final da série Wolverine Arma X, escrita por Jason Aaron (Thor, Scalped, Southern Bastards). Esta série foi a primeira série em continuação que escreveu para a Marvel. Arma X foi criada como uma série de histórias talvez um pouco mais violentas do que o costume, e quase completamente separadas do universo Marvel e da sua cronologia regular (mesmo que ocasionalmente apareçam outra personagens). Uma série que é, portanto, ideal para leitores e fãs dos super-heróis da Marvel mais casuais.  “Queria estabelecer uma continuidade minha, que fosse própria a este título, e queria focar-me em contar histórias menos dependentes do longo passado de Logan, boas para pessoas que não estivessem familiarizadas com esse passado”, disse Aaron.
Ron Garney, o ilustrador principal deste volume e que tinha já desenhado o primeiro volume da série, é um famoso desenhador de comics de super-heróis, e esta série marca a primeira vez que colaborou com Aaron, colaboração que levou mais tarde ao livro que a G. Floy já editou em Portugal, Men of Wrath/Má Raça. Ron Garney é um dos mais míticos artistas de comics da Marvel, na qual destacamos uma fase de grande sucesso do Capitão América.
A série termina num capítulo final, O Fim do Princípio (o #16 da série original), uma história melancólica e auto-conclusiva, em que Wolverine tem de enfrentar a realidade da morte de um dos seus companheiros. Este capítulo é desenhado pelo italiano David Gianfelice, veterano dos fumetti (em particular na série John Doe e de Dylan Dog, da Bonelli) e com uma obra importante nos comics, entre a qual poderemos destacar a série Northlanders, na Vertigo, e alguns dos números O Círculo de Júpiter de Mark Millar, que a G. Floy publicou em janeiro em Portugal.

Wolverine: Arma X vol. 3: O Amanhã Morre Hoje
Jason Aaron, Ron Garney, David Gianfelice
Editora: G. Floy
Páginas: 144, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 190 x 280 mm
ISBN: 9788365938701
PVP: 15,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.