A nova série de Xavier Dorison editada em Portugal.

Xavier Dorison tem sido um argumentista cuja obra tem vindo a ser publicada em Portugal com alguma frequência, na qual se incluem as séries O Terceiro Testamento (tetralogia editada pela Witloof), W. E. S. T (dos 6 volumes, apenas o primeiro foi publicado pela ASA) ou Undertaker (com o segundo volume planeado para ser editado este ano pela Ala dos Livros) e ainda a BD XIII Mystery vol. 1: Mangusto (presente no 3.º álbum da série Os Incontornáveis da BD vol. 3 da ASA em parceria com o Público).

Entretanto, a Arte de Autor anuncia o início de uma nova série escrita por Dorison, desta vez com desenho do estreante Félix Delep e colorização de Jessica Bodard e do próprio Delep. Trata-se de O Castelo dos Animais, originalmente publicada pela Casterman desde setembro do ano passado e que conhecerá edição nacional no dia 14 de junho através da publicação do primeiro volume, intitulado Miss Bengalore.

Planificada enquanto uma tetralogia – e com o segundo volume da Arte de Autor anunciado para janeiro de 2021 -, esta série inspira-se no livro O Triunfo dos Porcos do inglês George Orwell, publicado em 1945. A título de curiosidade, registe-se que uma adaptação desse livro para banda desenhada, com argumento de Jean Giraud e desenhos de Marc Bati, foi editada pela Meribérica.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Como derrubar uma ditadura? Como conduzir uma revolta não-violenta contra a repressão? Para responder a estas perguntas, Xavier Dorison explora os territórios do conto político e do mundo animal. Verdadeiro prodígio do desenho, Félix Delep revela tesouros de dinamismo e de expressividade. Primeira parte de uma tetralogia, O Castelo dos Animais apresenta-se desde logo como uma série de culto.
Num castelo transformado em quinta, de onde os humanos desertaram, o local foi deixado ao abandono. Entregues a si próprios, os animais do castelo fundaram uma república para perpetuar a liberdade recém-adquirida. Contudo, a lei do mais forte não tardou a impor-se. Sílvio, o touro, reina tiranicamente e mantém a ordem (a sua ordem) com uma milícia de cães cruéis. Ecoam rumores de revolta, mas são reprimidos de forma sangrenta. Até ao dia em que um rato, de passagem pela quinta, começa a contar histórias estranhas e subversivas…

Xavier Dorison conheceu o sucesso aos 25 anos com o seu primeiro argumento, Le Troisième Testament. Dedicou-se à escrita de séries como Sanctuaire e Long John Silver, com vendas superiores a dois milhões de exemplares.
Em 2006, assinou com Fabien Nury o argumento do filme Brigadas do Tigre. Professor na escola Emile Cohl e nos Ateliers da NRF, publicou ainda a série de sucesso Undertaker (Dargaud) e também Comment faire fortune en Juin 40, na Casterman.

Félix Delep nasceu em 1993, formou-se na escola Emile Cohl e O Castelo dos animais é o seu primeiro livro. Notável desenhador de animais e colorista brilhante, Felix Delep é também um talentoso narrador, influenciado sobretudo pelos cartoons de Tex Avery.
Com este primeiro álbum, alcançou de imediato a categoria dos muito grandes autores de banda desenhada.

O Castelo dos Animais vol. 1: Miss Bengalore
Xavier Dorison & Félix Delep
Editora: Arte de Autor
Páginas, 72, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 232 x 310 mm
ISBN: 978-989-54514-7-0
PVP: 21,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.