Os Filhos de El Topo 2: Abel

Os Filhos de El Topo 2: Abel

O segundo volume da sequela do acid western El Topo.

A Arte de Autor anunciou o lançamento do segundo volume da sequela em banda desenhada do filme El Topo (1970), realizado e interpretado por Alejandro Jodorowsky. Após décadas sem conseguir concretizar a produção do filme inicialmente denominado Los Hijos del Topo e posteriormente AbelCaín, Jodorowsky optou por dar seguimento ao acid western El Topo através da BD, pela mão da editora Glénat, com ilustrações de José Ladrönn.

Intitulada Les Fils d’El Topo (Os Filhos de El Topo, em português), a série teve o seu primeiro volume dedicado a Caim, publicado originalmente em 2016, o qual conheceu edição nacional em outubro do ano passado. O segundo volume, intitulado Abel, brevemente disponível em Portugal, foi editado no mercado francófono em junho de 2019.

Se a distribuição generalizada da edição nacional apenas se vai realizar em julho deste ano, em junho vai ser possível obter a obra em compras realizadas diretamente à editora – via site -, dado a mesma ter em stock um número limitado de exemplares originalmente destinados à cancelada edição deste ano do Festival internacional de Bandas Desenhada de Beja devido à pandemia de COVID-19.

Inclusivamente, no site da editora, está a decorrer até ao dia 2 de junho uma campanha promocional onde esta obra, em conjunto com as demais novidades e restante catálogo, pode ser adquirida com preços promocionais.

Quanto ao terceiro volume de Os Filhos de El Topo, intitulado AbelCaim, ainda não tem data de lançamento anunciada no mercado francófono.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Caim e o seu irmão reencontram-se, e enfrentam múltiplas cobiças em torno dos restos mortais da mãe.
No caminho para reencontrar o irmão, em busca da mãe que acaba de morrer, Caim quase perde a vida nas areias movediças, acompanhado por uma jovem imprudente, perdidamente apaixonada por ele. Fascinada após a entrada dele a cavalo na igreja da aldeia, onde iria ser oferecida à comunidade religiosa, a sua inocência dá-lhe a capacidade de ver o rosto daquele que o próprio pai condenou a permanecer invisível aos olhos dos seus pares. São salvos por uma estranha comunidade que quer submeter a jovem a um ritual de violação colectiva, mas vai descobrir que a sua virgindade é mais forte que a virilidade deles. Quando os dois irmãos se reúnem, Abel transporta os despojos da mãe de ambos, que espantosamente não mostra qualquer sinal de decomposição. O seu corpo não esfriou e emana o que numerosos homens em breve vão descrever como um odor de santidade. Põem-se a caminho da sepultura de El Topo, convencidos de que a inocência dos restos que transportam lhes permitirá entrar na ilha santa. Caim pensa poder apoderar-se dos menires de ouro protegidos por um poder misterioso.

Alejandro Jodorowsky, artista polivalente, é um dos maiores argumentistas de banda desenhada, com contribuições maiores nos géneros do fantástico e da ficção científica e na criação de universos místicos inesquecíveis. Simultaneamente escritor, argumentista e poeta místico, Alejandro Jodorowsky nasceu a 17 de fevereiro de 1929 em Iquique, uma pequena cidade chilena. Filho de emigrantes judeus russos em fuga aos pogroms. Deixou o Chile em 1951, indo para Paris. Aí frequenta os surrealistas, escreve rábulas para o Mimo Marceau e também para Maurice Chevalier. Criou o grupo Panique com Roland Topor e Fernando Arrabal, movimento artístico provocador e burlesco, em 1962. Em 1965, Jodorowsky vai viver uma dezena de anos no México. Aí roda dois filmes, El Topo e La Montagne Sacré. Lá inicia também a sua carreira de argumentista de banda desenhada, criando a personagem Anibal 5, desenhada por Manuel Moro. Em 1978, Jodorowsky e Moebius assinam juntos o seu primeiro álbum comum, Les Yeux du Chat, e é dois anos mais tarde que se lançam em Les Aventures de John Difool. Jodorowsky depressa se tornará um dos mais célebres argumentistas de banda desenhada com as séries Alef-Thau (como Arno), Le Lama Blanc, o remake de Anibal 5 e Juan Solo (com Georges Bess), John Difool avant l’Incal (com Zoran Janjetov), Face de lune (com Boucq), La Caste des Méta-Barons (com Juan Gimenez), para citar apenas alguns… Jodorowsky recebeu o Alph’art de Melhor Argumento em 1996, em Angoulême, pelo primeiro volume de Juan Solo. Criou, em 2001, a série de sucesso Bouncer, desenhada por Boucq, cujos volumes 8 e 9 são publicados pela Arte de Autor. Em 2004, começou a aparecer, na Albin Michel e depois na Glénat, a série Borgia, desenhada por Manara. Em 2008, termina a séria Megalex, e inicia um novo ciclo de Alef-Thau, com o desenhador Marco Nizzoli. A partir de 2010, realiza com o desenhador chinês Dongzi Liu a sua nova série Sang Royal, cujo terceiro volume apareceu em 2013. Em abril de 2020, a Arte de Autor completou a edição integral da saga Os Cavaleiros de Heliópolis, com desenhos de Jérémy.

José Ladrönn nasceu no México, em 1967. Entre as leituras que o marcaram, cita as Fables Paniques de Jodorowsky ou o Necromicon de H.R. Giger, mas também L’Incal de Jodorowsky e Moebius (que é, para ele, uma obra mágica). Para além da banda desenhada, consagra uma boa parte do seu tempo a uma outra paixão: a pintura. Pinta obras gigantescas, terríveis, sobrenaturais. Em 1996. começa a trabalhar para a Marvel com uma história curta de Blade. Seguir-se-ão Spider-Boy, Cable, Thor, Fantastic Four, e Inhumans, entre muitos outros trabalhos para numerosos editores. Perdidas todas as ilusões perante o ritmo alucinante imposto pelo sistema de produção editorial norte-americano, rompe com os grandes grupos e trabalha para uma publicação independente: Hip Flask. Durante o ano 2000, em Los Angeles, teve um encontro miraculoso como Jodorowsky, de onde sairá a história curta Les Larmes d’or que apareceu no Metal Hurlant n.º 145 em 2004, mas também a realização de um sonho: retomar a personagem de John Difool para um novo ciclo de aventuras. Renova a sua colaboração com o autor chileno, em 2008, para o ciclo Final Incal nos Humanoïdes Associés.

Os Filhos de El Topo vol. 2: Abel
Alejandro Jodorowsy & José Ladrönn
Editora: Arte de Autor
Páginas: 72, a cores
Encadernação: capa dura
Formato: 232 x 310 mm
ISBN: 978-989-54514-8-7
PVP: 19,50€

Deixa um comentário