Estaline em banda desenhada.

A Gradiva prossegue a sua série Eles Fizeram História com o seu quarto volume, após a publicação de Lenine e o díptico dedicado a Churchill, desta feita com um livro dedicado a Estaline. Originalmente, a obra corresponde ao 32.º tomo da série francófona Ils Onf Fait L’Histoire, com 35 volumes publicados entre 5 de março de 2014 e 3 de junho de 2020 numa coedição da Glénat com a Librairie Arthème Fayard.

Em Estaline, editado no mercado francófono em novembro de 2019, o argumento compete a Vincent Delmas, com storyboard de Christophe Regnault. O desenho é de Alessio Cammardella e a cor do italiano Arancia Studio. Como acontece com todos os volumes desta série, a BD é complementada por um dossier de 8 páginas sobre a figura histórica retratada, sendo este da autoria do historiador Nicolas Werth.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Ditador responsável por milhares de mortes, vencedor da Alemanha de Hitler, adorado por alguns, odiado por outros, Iossif Vissarionovitch Djougashvili, conhecido como Estaline, foi um dos grandes líderes políticos do século XX entre o final da década de 1920 e a sua morte, a 5 de março de 1953. A sua capacidade de governar, questionada pelo seu mentor Lenine, em 1922, não impediu a sua determinação para se assumir como o líder todo-poderoso do Partido Comunista. Fez o possível para eliminar seus opositores um por um: o início de um expurgo que durou mais de quinze anos…

Vincent Delmas

Este antigo guitarrista e cantor da banda de metal Stradivarius, é atualmente guionista e codiretor de curtas-metragens, uma das quais premiada na Marathon du Court 2006. Diplomado em cinema e no Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (Paris), desenvolveu durante dois anos episódios de séries policiais para diferentes empresas de produção – episódios que nunca chegaram aos ecrãs de televisão. Delmas decidiu então começar a trabalhar para editoras de banda desenhada. Assim nasceu a série Synchrone (2011-2014), um thriller desenhado pelo italiano Riccardo Crosa (VigilantesSanctuaire Redux) para Le Lombard. A série teve boas críticas e um grande produtor de Hollywood comprou os direitos de adaptação para televisão nos EUA. Paralelamente ao seu trabalho na série Ils Onf Fait L’Histoire para a Glénat / Fayard (Carlos Magno, Elizabeth I, Churchill), Vincent Delmas escreve para o teatro e desenvolve um guião para uma longa-metragem.

Chris Regnault

n. 1982

Christophe Regnault, que às vezes assina “Bis”, soube que queria ser desenhador no dia em que pegou no primeiro lápis.
Estudou desenho e faz ilustrações para diversos projetos, nomeadamente projetos educacionais com histórias em banda desenhada e para revistas de videojogos.
Tem diversas obras publicadas pela Glénat, como Chasseurs de scoops 1 – L’histoire vraie des photos qui ont secoué la République (2012), a adaptação do clássico literário L’Homme Invisible em dois tomos (2017) e diversos volumes de Ils Onf Fait L’Histoire (Philippe le BelClémenceauChurchill).

Alessio Cammardella

Este ilustrador italiano iniciou a sua carreira profissional em 2009 na empresa de software 10 Art Studio.
Em 2012 ingressou na equipa da editora napolitana GG Studio, onde produziu o volume 0 de Violet em 2014, entre outras colaborações.
Desde 2014, tem também vindo a ilustrar diversos jogos para a Ares Games.
Para a série francesa Ils Onf Fait L’Histoire, desenhou o 3.º tomo dedicado a Napoleão e o díptico dedicado a Churchill.

Nicolas Werth 

n. 1950

É um historiador francês, especialista em história soviética. Werth é diretor de pesquisa do Institut d’Histoire du Temps Présent (IHTP), afiliado ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Desde os anos 2000, todos os seus livros são financiados pela Instituição Hoover.

Estaline
Vincent Delmas, Christophe Regnault, Alessio Cammardella & Nicolas Werth
Editora: Gradiva
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,3 x 31,3 cm
ISBN: 978-989-616-965-7
PVP: 16,50€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.