Sharon Mendes

Sharon Mendes

BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Sharon Mendes

Nascimento: 15 de abril de 1992
Naturalidade: Toronto, Canadá
Nacionalidade: Portuguesa/Canadiana

Sharon Mendes nasceu no Canadá, tendo vindo poucos anos depois definitivamente para Portugal.   

Tem a licenciatura do curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Desta área de estudos, interou-se especialmente em disciplinas como História de Arte, Artes Plásticas, Desenho, Gravura e Ilustração.

Tem vindo a participar em eventos e exposições colectivas desde 2012. Participa anualmente no evento 12 x 12 (inicialmente no Atelier da Travessa e atualmente na Galeria Arte Graça, em Lisboa). Contou com a sua participação na 3.ª e 7.ª Abertura Ateliês de Artistas (Faculdade Belas-Artes, Lisboa), Arte Jovem VII Edição: Interculturalidade (Galeria Municipal Passos do Concelho, Torres Vedras), Décima Oitava Galeria Aberta, com direito a menção honrosa (Galeria Municipal de Beja, Castelo – Casa do Governador e na Santa Casa da Misericórdia); XXVII Salão de Primavera / Prémio Rainha Isabel de Bragança (Galeria do Casino Estoril, Estoril),  7th International Printmaking Biennial of Douro 2014 (Museu do Côa,Vila Nova de Foz Côa); Rhinos Are Coming – International Printmaking Exhibition (Torre de Belém, FBAUL e Goethe Institut, Lisboa; e internacionalmente em Cidade do Cabo, Łódź e Porto Alegre), Novos Olhares sobre o Côa – Exposição de Gravura Contemporânea (Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa; e Museu do Côa, Vila Nova de Foz Côa). Em 2019, participou no 9.º Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros (CIID), Lourinhã (menção honrosa).

Criou uma exposição individual, “Gravar o Imaginado”, em 2015 na Galeria do Espaço LX Jovem, em Lisboa, posteriormente exposta na livraria Círculo das Letras.

Criou a Editora Escorpião Azul, em parceria com Jorge Deodato, uma editora que publica na sua grande maioria Banda Desenhada de autores portugueses, exclusivamente em português. Também publica alguns álbuns em português de autores estrangeiros. Algumas das suas funções no que toca ao ramo editorial, incluem a colorização, limpeza, revisão e arranjo gráfico.

Ilustrou em 2014 o livro juvenil A Batalha de Pedra (que contém também a estória “Rafael o Montanhês”), da autoria de Gabriel Raimundo (Escorpião Azul).

Publicou em 2015 o seu primeiro livro de banda desenhada, As Aventuras da Família de Craig. Participou com duas histórias curtas de BD em antologias da Escorpião Azul.

Obras publicadas

Participação em antologias de BD

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

Deixa um comentário