Previews de Ascensão das Máquinas.

Em fevereiro, foi editado o quinto volume da série Descender, da autoria de Jeff Lemire e Dustin Nguyen, tendo o Bandas Desenhadas realizado a divulgação e apresentação da mesma aquando do seu lançamento. Este volume compila os #22-26 da série, tendo sido apresentadas as capas originais das revistas no artigo supracitado.

Registe-se que Descender, cujo quarto volume já tinha tido direito à nomeação para a categoria de Melhor Ilustração Estrangeira na 1.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas, foi a escolha do júri para a Nomeação de Inverno 2020 na categoria de Melhor Série de Publicações. Esta série de ficção científica editada pela G. Floy encontra-se em plena reta final para o último número, e se obras como Inteligência Artificial ou, inclusivamente, Galáctica, podem ser citadas como influências, os autores conseguiram construir uma obra original sobre a interdependência entre humanos e máquinas e indagar qual o lugar de cada um no universo.

O penúltimo volume desta saga que opõe seres humanos a androides encaminha a narrativa para o conflito final. Nguyen torna a BD especial.

– Nuno Pereira de Sousa (Bandas Desenhadas, 29 de fevereiro de 2020)

A magia começa a ser introduzida neste universo de Lemire e Nguyen, iniciando-se o conflito final.

– Susana Figueiredo (Bandas Desenhadas, 31 de março de 2020)

Entretanto, a editora disponibilizou os previews da obra, os quais divulgamos aos nossos leitores. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Relembra-se a sinopse da editora:

O universo conhecido está à beira de uma guerra total, e o jovem andróide TIM-21 é o centro desse conflito. Enquanto os seus aliados e inimigos chegam aos céus por cima do planeta oceânico Mata, nada poderá preparar TIM para os segredos escondidos sob os seus mares alienígenas. O penúltimo volume desta aclamada série de ficção científica reúne os números 22 a 26 desta série de sucesso, criada por dois dos maiores nomes dos comics, o argumentista Jeff Lemire (Black Hammer, Gideon Falls) e o artista Dustin Nguyen, que já conquistou dois Prémios Eisner para Melhor Arte com Descender. E, no momento em que o caos galáctico vai irromper, uma coisa parece certa: as máquinas irão erguer-se!

Jeff Lemire é um autor best-seller do New York Times, com uma carreira como argumentista e ilustrador de bandas desenhadas de sucesso, como Essex County, The Underwater Welder, Sweet Tooth e Trillium, bem como um dos mais populares argumentistas de comics das grandes editoras norte-americanas, como Extraordinary X-Men, Green Arrow, Animal Man ou Hawkeye, para a Marvel e DC Comics. A sua mais recente obra foi o romance gráfico Roughneck.
Venceu em 2008 e 2013 o Shuster Award for Best Canadian Cartoonist, que premeia o melhor artista de BD canadiano. Recebeu também o Doug Wright Award for Best Emerging Talent e o prestigioso Alex Award, atribuído pela American Library Association, que reconhece os melhores livros para adultos que apelem também a adolescentes. Foi também nomeado oito vezes para os prémios Eisner, e venceu em 2017 com a sua série de super-heróis Black Hammer o prémio de Melhor Nova Série, e de novo em 2019 com Gideon Falls, a série que a G. Floy inaugurou em 2019. Foi também nomeado para sete prémios Harvey e oito Shuster Awards.
Em 2010, a sua BD Essex County foi a primeira banda desenhada a ser incluída no prestigiado concurso Canadian Reads, e chegou ao top cinco, vencendo também a escolha popular como melhor romance canadiano da década. Essex County está atualmente a ser desenvolvido para uma série de TV para a CBC, com Lemire como produtor executivo.
Jeff Lemire vive em Toronto, com a sua mulher e filho.

Dustin Nguyen outro artista de comics best-seller dos EUA, conhecido por obras como Wildcats version 3.0, The Authority Revolution, Batman, Superman/Batman, Detective Comics, Batgirl e Batman: Streets of Gotham. Também foi coargumentista (e desenhador) de Justice League Beyond, ilustrou o volume American Vampite: Lord of Nightmares, em colaboração com o argumentista Scxott Snyder, e foi cocriador da série infantojuvenil da DC Batman: Li’l Gotham, que ele próprio escreveu com Derek Fridolfs.
Para além de ter ilustrado quase todas as capas das suas próprias bandas desenhadas, é um dos mais requisitados artistas atuais de capas para as grandes editoras americanas, como DC, Marvel, Dark Horse, Boom, IDW w Image Comics, podendo a sua arte ser vista, por exemplo, em capas de Batman Beyond, Batgirl, Justice League: Generation Lost, Supernatural e Friday the 13th.
Com Descender, a BD de que é cocriador em conjunto com Jeff Lemire, publicado pela Image Comics, Dustin Nguyen venceu por duas vezes o Prémio Eisner para Melhor Arte Pintada (em 2015 e 2019), um dos mais prestigiados dos comics.
Para além dos comics, Nguyen também trabalha como artista conceptual para brinquedos e produtos de consumo vários, jogos e animação. Gosta de dormir, conduzir e desenhar coisas que aprecia.

Descender vol. 5: Ascensão das Máquinas
Jeff Lemire & Dustin Nguyen
Editora: G. Floy
Páginas: 118, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 285 x 185 mm
ISBN: 9788365938886
PVP: 13,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.