A antologia de Estupiditias.

Na data do aniversário de Luís Louro, divulgamos o lançamento do livro Universo Negro, que colige trabalhos escritos por Tozé Simões e desenhados por Luís Louro, editados originalmente entre 1985 e 2012 em diversas publicações, entre as quais o fanzine Protótipo (coeditado por Renato Abreu e José Abrantes), as revistas Mundo de Aventuras e Selecções BD e o jornal Diário Popular.

Todos estes episódios são passados numa linha de tempo alternativa que os autores designaram inicialmente por Estupiditias. Algumas das BD foram redesenhadas, apresentando-se ainda alguns episódios inéditos. A edição compete à Escorpião Azul.

A título de curiosidade, registe-se que uma das bandas desenhadas foi o primeiro trabalho publicado deste duo criativo, apesar de ter sido redesenhada.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Este “Universo Negro” é constituído por um conjunto de histórias curtas baseadas numa linha de um real impossível, a que os autores inicialmente deram o nome Estupiditias. Algumas destas bandas desenhadas foram publicadas no fanzine Protótipo, na revista Mundo de Aventuras e na revista Selecções BD. Nelas não existem personagens fixos, o que importa é que essa realidade seja posta a nu no final de cada capítulo. Deste universo negro ninguém escapa ileso… Aqui não há começos ou finais felizes, apenas o inesperado. Nada é inocente e nem tudo o que parece ser o é realmente. Por isso, prepare-se, pois podia acontecer-lhe a si…

Nascidos ambos em Lisboa em 1965, Luís Louro [desenhador] e António (Tozé) Simões [argumentista], trabalharam em conjunto desde 1980 e durante mais de uma década deram o seu contributo para o desenvolvimento da banda desenhada criada por autores lusos. Louro e Simões (os autores de Jim del Monaco) são um duo criativo, com grande capacidade de trabalho e um estilo em linha clara muito próprio, em que a maturação gráfica e narrativa tem um forte impacto perante os nossos olhos de leitores.

Universo Negro
Tozé Simões & Luís Louro
Editora: Escorpião Azul
Páginas: 64, a cores e preto e branco
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 17 x 24 cm
ISBN: 978-989-54558-7-4
PVP: 12,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.