BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Thiago Spyked

Nascimento: 8 de maio de 1985
Naturalidade: São Paulo, Brasil

Thiago Spyked, pesudónimo de Thiago Seiji Takahashi, possui bacharelato em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrado em Comunicação pela Universidade de São Paulo. É designer, ilustrador, professor de artes, empresário e autor de histórias de banda desenhada.

A sua primeira série de banda desenhada foi iniciada em 2004 e publicada durante vários anos sob o formato de fanzine, intitulando-se Em Busca das Estrelas. O zine RafeResolvendo Layout, publicado em 2007, foi nomeado no ano seguinte para os Troféus HQ Mix na categoria de Publicação Independente de Autor. É neste ano que é criada a Crás Estúdio e Editora, na qual também trabalham outros autores brasileiros.

Em 2013, é publicado Vírus – Mais um na Multidão, inicialmente em webcomics e posteriormente em livro. Para a Abril, arte-finaliza a BD do Zé Carioca “A Base Secreta” de Arthur Faria Jr. e Carlos Edgard Herrero, publicada em Zé Carioca #2411 em 2015. Nesse ano, a sua dissertação de mestrado versa o tema “A potencialidade dos quadrinhos na educação corporativa: gibis impressos, digitais e Graphic Novels”.

Em 2016, a Criativo Editora lança um livro dedicado ao seu trabalho, Coleção Sketchbook Custom: Thiago Spyked. Neste ano, é lançado Spectrus – Paralisia do Sono, na sua Editora Crás, o qual é galardoado com o 33.º Troféu Angelo Agostini na categoria de Melhor Lançamento em 2017.

Em 2019, é publicada a sua obra A Aristocracia das Crianças Perdidas, bem como A Vila das Marionetes, esta última com argumento seu e desenhos de Thales Gaspari.

Obras publicadas em Portugal

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.