A BD Big Nate regressa a Portugal pela Nuvem de Letras.

Os nossos leitores mais recentes poderão desconhecer que Big Nate é uma tira cómica escrita e ilustrada por Lincoln Peirce, que iniciou a sua publicação em 7 de janeiro de 1991. A tira tem sido distribuída nos periódicos pela Newspaper Enterprise Association, um ramo da Andrews McMeel Syndication desde 2011, após a sua fusão com a United Media.

Foi graças ao sucesso da tira que a mesma foi sendo transporta para outros formatos, como os álbuns que coligem as tiras, livros infantojuvenis em prosa, livros de atividades e inclusivamente uma peça de teatro musical no Adventure Theatre MTC em Maryland.

Em Portugal, o Big Nate iniciou a sua publicação não pela sua origem, a BD, mas sim pelos livros em prosa, via a Arte Plural Edições, uma chancela editorial do Grupo BertrandCírculo. Nesse sentido, no nosso país, o título Big Nate estava mais associada à literatura infantojuvenil do que às tiras cómicas.

Após 4 livros de prosa editados, em fevereiro de 2014, a Arte Plural lançou o primeiro livro de banda desenhada de Big Nate, intitulado Big Nate: O que É que Podia Correr Mal?, tendo o nosso site divulgado em exclusivo os previews do mesmo. Pelo exposto, não se estranhará agora o aviso constante da capa nacional “Agora em BD!”, destinado em exclusivo aos leitores portugueses. Este livro compilava as tiras de BD publicadas nos jornais entre 5 de novembro de 2007 e 8 de junho de 2008.  

Dos 32 álbuns de BD publicados nos EUA (e estando mais 1 previsto para ser lançado em setembro deste ano), O que É que Podia Correr Mal? seria a 9.ª compilação. O facto de ser o primeiro dos 2 álbuns de banda desenhada editados pela HarperCollins, a editora que publicou os livros infantojuvenis da série em prosa, terá certamente influenciado a escolha da Arte Plural (os restantes álbuns foram publicados por 3 outras editoras norte-americanas: Topper Books, Andrews McMeel Publishing e United Media).

A Arte Plural não tornou a publicar mais livros de prosa (foram lançados 4 de um total de 8 existentes), mas publicou ainda no verão de 2014 o 2.º e último livro de BD editado pela HarperCollins. Vamos a Isso! é a 10.ª compilação norte-americana e dá continuidade ao livro publicado em fevereiro, reunindo as tiras publicadas nos jornais norte-americanos entre 9 de junho de 2008 e 9 de janeiro de 2009. Apesar do livro não ser a cores, contém o momento de transição em que a tira diária passou a ser sempre colorida (até 15 de setembro de 2008, somente aos domingos apresentava cor nos EUA).

A tira cómica tem o potencial de agradar a jovens mais velhos e a adultos do que os livros infantojuvenis. Para além das escolas e dos colegas, há toda uma vida retratada fora da escola, seja a relação de Nate com a BD, seja o seu núcleo familiar e a família alargada – certamente fará sorrir muitos adultos.

– Nuno Pereira de Sousa (Bandas Desenhadas, 13 de setembro de 2014)

Seis anos mais tarde, as tiras de BD de Big Nate regressam a Portugal, desta feita pela Nuvem de Letras. O novo livro, Big Nate: Na Maior, cronologicamente, antecede os álbuns já publicados no nosso país, reunindo as tiras publicadas entre 28 de agosto de 2006 e 1 de abril de 2007, tendo sido compiladas originalmente em livro em 19 de outubro de 2010 nos EUA pela Andrews McMeel Publishing. Foi o 6.º livro de BD de Big Nate publicado naquele país.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Bestseller do New York Times, com mais de 6 milhões de exemplares vendidos nos EUA, chega a 23 de junho às livrarias portuguesas pela Nuvem de Letras.
Um clássico da literatura middle grade que inspirou outros autores de sucesso.
Da batalha diária contra professores hiperzelosos à comida malpassada do refeitório, Big Nate capta de maneira única, e com muito humor, a experiência da juventude – em situações com que todos os leitores, até os mais relutantes, facilmente se identificam.
Nate Wright tem onze anos, um metro e meio de altura e é o recordista de todos os tempos em castigos escolares. Mas isso não o impede de andar na maior e de sonhar alto. Quando mais não seja, para chegar ao topo da lista dos criadores de problemas.

Para julho, a Nuvem de Letras tem planeado lançar o seguinte volume da série.

Lincoln Peirce já desenha as tiras do Big Nate há mais de 30 anos. Nascido em Ames, Iowa, Peirce cresceu em Durham, New Hampshire, nos Estados Unidos. Ainda miúdo, começou a criar suas próprias tiras de banda desenhada. Foi professor do ensino básico na cidade de Nova Iorque e criou vários pilotos animados para os canais Cartoon Network Nickelodeon. Mora em Portland, Maine, com a sua família.

Big Nate: No Topo
Lincoln Peirce
Editora: Nuvem de Letras
Páginas: 192
Encadernação: capa mole
Dimensões: 154 x 210 mm
ISBN: 9789897840081
PVP: 13,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.