BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Paulo J. Mendes

Nascimento: 18 de Setembro de 1965
Naturalidade: Porto

Frequenta a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis entre 1982 e 1986, altura em que lhe é apresentado o projecto Comicarte, com o qual vem a colaborar, publicando as primeiras bandas desenhadas no respetivo fanzine e participando na organização do Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto (entre 1985 e 1991), entre outras atividades realizadas tanto no Comicarte como na estrutura associativa Comissão de Jovens de Ramalde (CJR), vindo esta a editar um periódico, o Jornal de Ramalde, onde também publica uma BD.

Após o serviço militar, abandona os estudos. Em 1988, inicia a vida profissional como desenhador publicitário em listas telefónicas. No biénio de 1990/91 cria, em conjunto com dois amigos, o fanzine Düdü, que duraria quatro números, tendo sido esta a última atividade relacionada com a BD até ao ano de 2017. O seu interesse pela ferrovia fá-lo abandonar o Comicarte e a CJR em 1991 para se tornar membro de uma associação de entusiastas da matéria (APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro), onde até 2001, ano da sua saída, desenha muitas das capas da sua publicação periódica.

Em 2001, começa a trabalhar como pintor de azulejaria, primeiro no atelier de outrem e em 2003 criando o próprio negócio, inicialmente com um sócio e depois sozinho. Entre 2002 e 2013 dedica-se à pintura e ilustração em aguarela com alguma regularidade, tendo feito duas exposições em 2010, no Porto e em Marvão.

Em 2014, começa a praticar o desenho de observação em diários gráficos, vulgo urban sketching, ao qual se dedica com entusiasmo, praticando diariamente e publicando em blogs e redes sociais, o que o trouxe ao convívio com outros praticantes. Começa a participar em encontros de urban sketching em vários pontos do País.

Em 2017, abandona a azulejaria para se dedicar exclusivamente ao desenho, fazendo trabalhos por encomenda, vendendo material impresso e lecionando em workshops. É o correspondente do 9.º Simpósio Internacional de Urban Sketchers que teve lugar no Porto em 2018. Participa em diversas residências artísticas. O seu trabalho encontra-se também publicado, conjuntamente com outros desenhadores, em vários livros sobre Urban Sketching.

Nesse mesmo ano, começa a retomar o interesse pela BD e a vontade de retomar esta prática. Entre setembro desse ano e março de 2019, entrega-se à criação da obra O Penteador, a qual é publicada em 2020 pela Escorpião Azul.

Entrevista:


aqui.

Obras Publicadas

One-Shots

Publicação em Antologias de BD

  • Comicarte #1-4 – Comicarte (“Presunto para Hitler”)
  • Comicarte #5 – Comicarte (“O Anjo)
  • Comicarte #6 – Comicarte (“Boa Viagem”)
  • Comicarte #8-9 – Comicarte (” A Psicopasta”)
  • Düdü #1-4 – ed. autor, 1990-1991

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.