Dentro de um oceano

Relendo Down Below de Sofia Neto.
Sempre quis ter uns binóculos. Ser voyeur não tenho a certeza. Uma espécie de viagem marada. Com consequências. Não saímos incólumes, em especial se formos descobertos.
Este fanzine de cantos arredondados e bonito convida-nos a ver através dos binóculos da autora.
“Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara” diz Saramago.
A ser um mero espectador? A não ser?
Bom, Platão falava numa caverna e nas sombras projectadas por uma fogueira. Fora da caverna existe a luz do dia, uma outra realidade. Se contarmos muitas vezes uma mentira, ela torna-se verdade, uma realidade. Uma outra realidade. Existem, sem dúvida, realidades maiores, assertivas, corajosas. Talvez o ser e o parecer mostrem essa diferença. Talvez, descobrir.
A história de Sofia Neto, parece-me ser algo apocalítpitca. Parece-me ser…
Mas não sei. Um meio de transporte saído de um Mad Max: um triciclo flutuante. E é preciso descer, descer para dentro de um oceano. Talvez lá existam respostas. As expressões das personagens são algo psicóticas, de olhos abertos e fixos. Assustam.
Talvez o fim esteja mesmo aqui, a acontecer. Talvez não passe de mais um fim de ciclo. Mais uma volta. Talvez não fique tudo escuro, no fim. O mais provável é que fique.
Que seja escuro e frio. Que o sol se vá.
Down Below
Sofia Neto
Editora: Mundo Fantasma
Páginas: 16, em risografia
Depósito legal: 399067/15
SOBRE O AUTOR |

- Colaboradora
- Costumava desenhar de joelhos, com os braços em cima da cama quando era pequenita e mais tarde numa mesa de escola. Os joelhos agradeceram. Cresci com banda desenhada e criei o fanzine "durtykat" em 2001. Viajei quase à pala e fui colaborando e comunicando através de desenhos, nascendo assim as Nits, em 2014. Voltei a desenhar de joelhos mas eles não se têm queixado. A última exposição foi na Galeria Mundo Fantasma, no Porto, no ano de 2019.
Últimos artigos
ARTIGOS2021.02.04Mander, de Paula Puiupo
ILUSTRAÇÃO2021.01.171.º Direito
ARTIGOS2020.11.25És doida ou quê?
ARTIGOS2020.11.12Os amigos malditos
Deixe um comentário