O Prémio do Público do Festival de Angoulême em 2020.

A norma do panorama editorial português em banda desenhada é não editar as obras premiadas no Festival Internacional de Bandas Desenhada de Angoulême. E muito menos no próprio ano em que as obras são galardoadas. A Planeta Tangerina vem provar este mês que tal não é somente exequível como salutar, tendo escolhido a multipremiada obra A Época das Rosas de Chloé Wary para integrar a sua série “2 Saltos e 1 Passo” (da qual fazem parte obras como Finalmente o Verão ou Mary John).

Este ano, em Angoulême, A Época das Rosas foi galardoada com o Prémio do Público. Trata-se somente um dos galardões que a obra recebeu. Foi ainda galardoada com o Prémio Juvenil Nouvelle-Aquitaine 2019 e o Prémio Artémisia de Emancipação 2020 (para a promoção de mulheres artistas).
O livro foi também selecionado para o Prémio Revelação ADAGP / Quai des Bulles 2019, Prémio Bulle de Sport 2020 (para livros de BD sobre desporto), Prémio Bédélys, Bulles de Crystal e Prémio Lycéen BD Colomiers (atribuído por estudantes do liceu).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

As “Rosas de Rosigny” são uma equipa de futebol feminino de um bairro dos subúrbios.
As “Rosas” são unidas, cheias de garra e talento, e esta época pretendem qualificar-se para o campeonato nacional feminino.
No entanto, um corte nos subsídios leva a diretora a retirá-las da qualificação e a apostar tudo na equipa masculina.
Abalada com a injustiça, Barbara, a capitã de equipa, decide agir.
Mas nem tudo é simples e, para Barbara, são muitos os desafios em campo: a mãe, os estudos e, nas entrelinhas, o seu papel no clube, na cidade, no mundo.
Para Barbara é este o momento de reconhecer prioridades e defender as suas convicções.
É isso que está em jogo.

Chloé Wary

Nasceu em 1995, nos subúrbios de Paris. É autora, ilustradora e designer gráfica. Integra o coletivo Maison de vacances, no qual publica fanzines com um grupo de amigas, e começa agora a declarar textos em público. Depois de um primeiro livro dedicado às mulheres da Arábia Saudita que lutam pelo direito de conduzir (Conduite interdite, edições Steinkis) e que causou grande impacto, Chloé Wary escreveu e desenhou Época das Rosas, um livro inspirado pela sua experiência pessoal enquanto futebolista no clube FC Wissous.

A Época das Rosas
Chloé Wary
Série: 2 Passos e 1 Salto, s/n
Editora: Planeta Tangerina
Páginas: 248, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 165 x 230 mm
ISBN: 9789898145307
PVP: 18,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.