O quarto e último volume da série dedicada ao The Lisbon Studio.
Raízes. É este o título e o tema do volume que encerra a TLS Series. Após três antologias coeditadas pela G. Floy e Comic Heart, o quarto volume da TLS Series é editado por A Seita, contando com 7 bandas desenhadas dos autores Ana Branco, Bárbara Lopes, Filipe Andrade, Nuno Saraiva, Pedro Moura (argumento) e Marta Teives (ilustração), Quico Nogueira e Ricardo Cabral.
A obra conta ainda com um prefácio de André Diniz sobre a obra, um segundo prefácio de Patrícia Guimarães sobre a sua passagem pelo The Lisbon Studio e um posfácio de João Miguel Lameiras sobre o estúdio.
Para os artistas do The Lisbon Studio, histórias diversas nascem de apenas uma palavra como ponto de partida. Palavra que ocupa poucas linhas num qualquer volumoso dicionário, e aqui faz nascer um álbum inteiro, diverso, apaixonante. Palavra recontada num fluxo de textos e desenhos que se casam em uma só narrativa: afinal, estamos a falar da magia da linguagem da banda desenhada. A equipe do TLS fez isso. E pela quarta vez!
– do prefácio de André Diniz
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse da editora:
A TLS Series é uma antologia de banda desenhada do The Lisbon Studio. Cada volume corresponde a um tema, e conta com uma equipa diferente, nesta colectânea de alguma da melhor banda desenhada que se faz em Portugal.
Onde estão as raízes de cada um? No passado, nas memórias? Num sítio? Numa família ou grupo? Em que se enraízam as palavras e as imagens? Seis histórias que nos vão levar a percorrer todo o género de paisagens e imaginações, reais e metafóricas.
No derradeiro volume desta série neste formato, os autores do TLS decidiram voltar atrás, e mergulhar nas suas… raízes. O The Lisbon Studio Series foi uma experiência forte e vital da banda desenhada no nosso país, uma pequena colecção de volumes antológicos pelos autores de um estúdio de que podemos dizer sem exagero que é “a” casa da banda desenhada no nosso país. Nestes quatro anos ao longo do qual saíram estes quatro livros, todos eles temáticos – Cidades, Silêncio, Viagens e Raízes – o estúdio passou por muitas mudanças e alterações, saíram alguns artistas, outros ingressaram no estúdio, alguns estrearam-se na BD pela primeira vez, os três volumes anteriores receberam uma mão-cheia de nomeações para os Galardões do Comic-Con e os Prémios Nacionais de BD da Amadora, tendo vencido dois Galardões e um Prémio PNBD, e a colecção foi distinguida também com a edição de um volume antológico que recolhe histórias dos vários volumes, em modo best of, na Polónia (que se acompanhou de uma grande exposição retrospectiva e da presença de vários autores).
Acreditamos que fizemos alguma da história da BD em Portugal com estes 4 livros, e olhamos agora para o futuro e para outras experiências, contentes com este legado que deixamos e esperamos possa servir de inspiração e exemplo aos criadores do nosso país.
O The Lisbon Studio é um colectivo de artistas que conta com mais de uma década de existência, e que partilha um espaço com vista para o Tejo, em Santa Apolónia. Autores de BD que trabalham para a Marvel, autores que representam alguns dos maiores best-sellers da BD portuguesa, autores que representam estilos e modos de criação muito variados, incluindo autores que trabalham em design, ilustração, web-design, e mais. No The Lisbon Studio – apesar da constituição dos membros do TLS se ter alterado ao longo dos anos – não só se sente a herança dos seus fundadores, como a marca deixada por todos os que por aqui passaram.
TLS Series vol. 4: Raízes
Ana Branco, Bárbara Lopes, Filipe Andrade, Marta Teives, Nuno Saraiva, Pedro Moura, Quico Nogueira, Ricardo Cabral
Editora: A Seita
Páginas: 136, 16 das quais a cores
Formato: 17 x 24 cm
ISBN: 978-989-54574-5-8
PVP: 12,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.