Desvio

Desvio

O primeiro livro de BD conjunto de Ana Pessoa e Bernardo P. Carvalho.

Além de A Época das Rosas, a Planeta Tangerina tem outra novidade este mês no que toca à banda desenhada, desta feita de autoria portuguesa. Ana Pessoa e Bernado P. Carvalho têm o seu primeiro livro de BD conjunto editado, intitulado Desvio, o qual também passa a integrar a série “2 Saltos e 1 Passo” (da qual fazem parte obras como Finalmente o Verão ou Mary John).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

É verão. Os pais foram de férias. Os amigos também.
A namorada pediu-lhe um tempo.
Miguel tem a casa só para si. Vê televisão, joga computador, lê o livro de código. O mundo parece suspenso no meio do calor.
“Tudo o que quero é que nada aconteça. Que tudo permaneça como está. O planeta muito quieto. Com a sua lei da gravidade, as suas regras de trânsito.”
Onde irá dar este desvio?
Pela primeira vez juntos num livro de banda desenhada, Ana Pessoa e Bernardo P. Carvalho não se desviam nem um centímetro da qualidade a que já nos habituaram.

Ana Pessoa

Nasceu em Lisboa em 1982. É autora de livros juvenis, todos eles editados pelo Planeta Tangerina. 
Os seus livros estão também publicados no Brasil, no México e na Colômbia. Mereceram distinções tanto em Portugal como no estrangeiro: Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2018, finalista do Premio Fundación Cuatrogatos 2018 (México), seleção White Ravens 2015 e 2017, Prémio Branquinho da Fonseca 2011.
Em 2017 integrou a seleção Aarhus39 do Hay Festival, composta por 39 escritores de literatura infantojuvenil, com menos de 40 anos, considerados mais promissores na Europa.
Em 2018 estreou-se na literatura infantil com o livro “Eu sou eu sei” (ilustrações de Madalena Matoso).

Bernardo P. Carvalho

Aos 5 anos, ofereceram-lhe o disco do Jardim Jaleco e nunca mais voltou a ser o mesmo. Terá sido por essa altura que começou a subir à prateleira do pai para ler todos os livros de banda desenhada que encontrava. Aos 10 anos atropelou uma velhota quando ia lançado na sua bicicleta amarela e esta recordação, assim como os remorsos e a culpa, nunca mais o largaram. Aos 16 anos conheceu a Isabel e a Madalena que lhe deram a conhecer as vicissitudes de uma vida intelectual. Aos 17 anos, os testes psicotécnicos indicaram “92% ar livre”.  Aos 19 anos, entrou para o Curso de Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes de Lisboa. A certa altura resolveu sair (os testes psicotécnicos tinham razão). Por essa altura fez o Curso de Desenho na Sociedade de Belas Artes.
Aos 22 anos entregava empadas em cafés numa carrinha. Quem o conheça não terá dificuldade em adivinhar a causa do despedimento (“esmagamento e furto de empadas” constava no processo). Foi assim que começou a sua carreira de desenhador.
Em 1999, fundou o Planeta Tangerina. Desde então ganhou vários prémios: 
BolognaRagazzi Awards (Non-fiction, 2019 / Opera Prima, 2015); Gustav Heinemann Peace Prize (Germany, 2017); Menção Honrosa no “Best Book Design From All Over the World” da Leipzig Foundation; “Melhor álbum ilustrado” no Deutscher Jungendliteraturpreis (2017), “Melhor Livro Editado” no CJ Picture Book Festival da Coreia; Prémio Nacional de Ilustração 2009; “Melhor Livro” Banco del Libro (Venezuela); Nomeação para a Lista de Honra do IBBY.
Os seus livros estão publicados em mais de 25 países.

Desvio
Ana Pessoa, Bernardo P. Carvalho
Série: 2 Passos e 1 Salto, s/n
Editora: Planeta Tangerina
Páginas: 200, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 165 x 230 mm
ISBN: 9789898145970
PVP: 18,90€

Deixa um comentário