O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora foi cancelado.

A notícia pela qual se aguardava é oficial. O Amadora BD 2020 foi cancelado.

Eis a comunicação da autarquia:

O Amadora BD é um dos maiores acontecimentos no panorama cultural e artístico nacional, no âmbito da banda desenhada. Anualmente, o evento acolhe mais de 30.000 visitantes, aos quais oferece a oportunidade de usufruir de um núcleo de exposições variado, de uma programação paralela diversificada, de uma área comercial consolidada e de sessões de autógrafos e apresentações com autores e agentes especializados nacionais e internacionais.

Enquanto evento que celebra a banda desenhada e cuja missão é permitir o usufruto de uma experiência de entretenimento e de enriquecimento cultural por parte do público, é importante considerar que a realização do evento nos moldes habituais estaria condicionada pela ausência de livre circulação e pelo comprometimento do bem-estar e do conforto de todos os visitantes, que esperam de uma iniciativa desta natureza a oportunidade de conviver com os autores que admiram, adquirir livros e objetos que colecionam, aprender novas competências numa oficina, fruir da produção de banda desenhada numa exposição ou de uma curta-metragem de animação em família.

A Câmara Municipal da Amadora considera a segurança e a proteção da sua população e da comunidade escolar como uma prioridade. Desde logo e perante a confirmação de um cenário pandémico global, o Município procurou assegurar os serviços essenciais e os cuidados de saúde primários, sobretudo, aos mais vulneráveis. Esse desígnio mantém-se, assim como, a preocupação em garantir o bem-estar e a saúde pública de todos os amadorenses.

Pelos motivos apresentados, a Câmara Municipal da Amadora informa que a edição de 2020 do Amadora BD não será realizada nos moldes habituais. Assim, todas as iniciativas que constavam da programação ficarão sem efeito, tendo por base as recomendações da Direção-Geral de Saúde e da Delegação de Saúde do Município.

Contudo, face ao impacto da iniciativa na atividade artístico-cultural da cidade, é incontornável assinalar o Amadora BD. Por isso, a Câmara Municipal da Amadora encontra-se em fase de planeamento de uma alternativa adequada e adaptada às circunstâncias atuais, nomeadamente com a comemoração do 90.º aniversário do Mestre José Ruy, com o apoio à edição em português e a produção de banda desenhada durante o período de pandemia.

A Câmara Municipal da Amadora agradece o envolvimento, o empenho e a dedicação de todos os colaboradores, editores, autores, agentes culturais e artísticos, comissários, cenógrafos, e demais parceiros, que contribuem para o sucesso e a longevidade deste evento e que partilham do afeto, da união e do companheirismo que se instituiu, ao longo das últimas décadas, entre todos os amigos do Amadora BD.

A Câmara Municipal da Amadora demonstra a sua disponibilidade para continuar a apoiar a produção de banda desenhada, através da divulgação e promoção dos seus autores. Juntos, contribuímos para a melhoria, a sustentabilidade e o crescimento do Amadora BD. Para 2021, só poderemos esperar um regresso renovado e repleto de entusiasmo pelo melhor da banda desenhada nacional e internacional.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.