Fuga da Oitava Cidade.

A conclusão da saga de O Imortal Punho de Ferro dá-se com o quarto volume editado pela G. Floy, intitulado Fuga da Oitava Cidade. Na verdade, esta obra foi publicada no nosso país em 2019, mas somente recentemente foi divulgada nos meios de comunicação social pela editora.

Os mais atentos descobrirão imediatamente na capa que o duo criativo Ed Brubaker e Matt Fraction não é o responsável pela conclusão da saga. A substituí-los, encontram-se Duane Swiercynski no argumento e Travel Foreman no desenho (em conjunto com Tonči Zonjić e Timothy Green no #22, e com Green no #27). O volume reúne as revistas Immortal Iron Fist #17-20, 22-23, 25-27 (com datas de capa de setembro de 2008 a agosto de 2009, tendo sido distribuída cada uma delas cerca de 2 meses antes) e material de I Am an Avenger #1 (mais concretamente, uma BD curta com argumento de Swiercynski e desenhos de Jason Latour, constante dessa revista, distribuída em 1 de setembro de 2010).

Os “completistas” notarão que 2 números não foram publicados neste volume, o #21 e #24 de Immortal Iron Fist. O #21 seguiu-se ao arco “O Mortal Punho de Ferro” (#17-20). Desenhada por Timothy Green, trata-se de uma história independente com a única aparição de Wah Sing-Rand, o Punho de Ferro de 3099. Quanto ao #24, interrompe o arco Fuga da Oitava Cidade, sendo desenhado por Keno. Nesta história independente, o protagonista é Li Park, o Punho de Ferro do ano 730. Curiosamente, Li Park surgiria mais tarde em duas outras revistas da Marvel, os #15-16 de Amazing X-Men (vol. 2), o início do arco “The Once and Future Juggernaut”. Conforme se depreende, a supressão deste 2 números de Immortal Iron Fist em nada dificulta a leitura da obra, apesar de parte do encanto da saga ter sido mostrar Punhos de Ferro de diferentes épocas, sendo estes dois os únicos que ficaram em falta na edição portuguesa. Acreditamos que o leitor que adquiriu os 3 volumes anteriores estaria disposto a despender a diferença de preço que o acrescento de duas revistas traria a este volume, inclusivamente por ser aquele que encerra a série.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Descubram os segredos da última das Cidades do Céu!
Se pensam que sabem tudo o que há para saber sobre as tradições imemoriais do Imortal Punho de Ferro, pensem outra vez! Os mistérios vão-se adensando no volume final desta saga que nos revelou o mito e a lenda da personagem, e que nos vai agora revelar o seu destino. Será verdade que nenhum Punho de Ferro vive para além dos seus 33 anos? Que maldição persegue os heróis ao longo dos séculos? E qual o significado profundo da ameaça de Xao? E se as respostas a essas perguntas acabarem por levar Danny Rand e os seus companheiros até a mítica e secreta Oitava Cidade do Céu, conseguirão eles sobreviver? A conclusão da saga do Imortal Punho de Ferro.
O escritor Duane Swiercynski (autor de romances policiais e inúmeras séries de comics, como Cable ou Birds of Prey) e o artista Travel Foreman, assinam o volume final desta história que nos levou ao longo dos séculos, do passado das artes marciais a um presente de super-heróis.
Swiercynski teve a difícil tarefa de continuar a saga iniciada por Ed Brubaker e Matt Fraction, e neste volume reunimos os últimos dois arcos de história que ele assina como conclusão da saga: O Mortal Punho de Ferro, que continua no ponto em que Brubaker e Fraction tinham encerrado o volume anterior, e que coloca um final na história e resolve a questão que Danny Rand tinha adivinhado, de saber se de facto todos os Punhos de Ferro morriam aos 33 anos. E um arco de história, que dá o título ao volume, que volta àquilo que tinha sido insinuado no início de toda a história, no primeiro volume: a sugestão de que existe uma misteriosa Oitava Cidade para além das sete Capitais do Céu, e que ela encerra a chave para entender a história das Capitais, e para conseguir finalmente as mudanças necessárias à sua sobrevivência no futuro… resolvendo as partes mais tenebrosas do seu passado.

O Imortal Punho de Ferro vol. 4: Fuga da Oitava Cidade
Duane Swiercynski, Travel Foreman, Jason Latour, Timothy Green, Tonči Zonjić
Editora: G. Floy
Páginas: 228, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 190 x 280
ISBN: 978-83-65938-42-8
PVP: 20,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.