A Primeira Parte de Raça Suprema.

A Levoir edita a série Batman – O Cavaleiro das Trevas III: Raça Suprema em dois volumes. A Parte 1 é distribuída no dia 8 de julho e é constituída pelos primeiros 5 episódios da minissérie propriamente dita e dos primeiros 4 tie-ins desta, nomeadamente as histórias Dark Knight Universe presents: The Atom; Wonder Woman; Green Lantern; e Batgirl.

Desta feita, Frank Miller contou também com Brian Azzarello no argumento, tendo esse e outros assuntos sido abordados na entrevista radiofónica que efetuámos a Azarello em 2015. Quanto ao desenho, coube a Andy Kubert (cujo nome estar ausente na capa é uma falha gritante). Estes primeiros 5 números foram publicados entre 25 de novembro de 2015 e 29 de junho de 2016. Quanto aos tie-ins, Miller desenha o do Átomo e da Batgirl, Eduardo Risso o da Mulher-Maravilha e John Romita Jr. é responsável pelos layouts do Lanterna Verde, finalizados pelo próprio Miller.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Batman: Cavaleiro das Trevas III: Raça Suprema chega às bancas a 8 e 15 de Julho.  Batman regressa aos leitores portugueses com a primeira parte (de duas) do terceiro capítulo da trilogia do Cavaleiro das Trevas, iniciada em 1986 com O Regresso do Cavaleiro das Trevas e prosseguida em 2000/2001 com O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar. A série que explora a versão do universo que Frank Miller criou para o seu Batman envelhecido, prossegue com este Raça Suprema, publicado originalmente em nove edições, entre 2015 e 2017, marcando assim o espaçamento de mais ou menos 15 anos entre a publicação de cada capítulo.
Esta edição repleta de autores conhecidos da BD, Frank Miller e Brian Azzarello, argumentistas, Andy Kubert, desenhador, Klaus Janson, arte finalista, e Eduardo Risso, que no segundo número desenha a Mulher-Maravilha com a sua habitual mestria, tem a parceria da Levoir e do jornal Público.
Na origem da intriga está um elemento fundamental da mitologia do Super-Homem e do universo DC, a cidade engarrafada de Kandor, último vestígio do planeta Krypton capturada pelo vilão Brainiac, miniaturizada e colocada dentro de uma cúpula de vidro, o que permitiu aos seus habitantes escapar à destruição de Krypton, o planeta natal do Homem de Aço. Depois de derrotar Brainiac, o Super-Homem levou a cidade engarrafada para a sua Fortaleza da Solidão, no meio do Ártico, tentando desde então restaurar os habitantes de Kandor ao seu tamanho original, sem qualquer sucesso, num claro aviso aos leitores de que, apesar dos seus imensos poderes, o Super-Homem não é um deus.
Em Raça Suprema, Ray Palmer, o Átomo, descobre uma maneira de reverter a miniaturização dos habitantes de Kandor, mas a ocasião é aproveitada por um grupo de fanáticos religiosos, chefiados por Quar, para tomarem conta da cidade, destruindo todos os que se lhes opõem. Tal como aconteceu com o jovem Kal-El ao chegar à Terra, também estes kryptonianos em contacto com a atmosfera terrestre adquirem superpoderes, graças à radiação solar amarela que banha o nosso planeta. É este exército de seres superpoderosos, essa raça suprema, que vai procurar impor a sua lei e as suas crenças ao planeta Terra, não hesitando em aniquilar quem se lhes opõe. Além do mais, estes fanáticos religiosos contam com um aliado de peso: Lara, a filha do Super-Homem e da Mulher-Maravilha, que opta por abraçar a sua herança kryptoniana e enfrentar os próprios pais.

O Cavaleiro das Trevas: Raça Suprema (Parte 1)
Frank Miller, Brian Azzarello, Andy Kubert, Eduardo Risso, John Romita Jr.
Editora: Levoir
Páginas: 208, a cores
Dimensões: 170 x 257 mm
PVP: 24,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.