Um Último Regresso.

Um Último Regresso marca o final da série Harrow County, da autoria de Cullen Bunn e Tyler Crook, reunindo as revistas norte-americanas homónimas #29-32, editadas originalmente pela Dark Horse entre 21 de março e 27 de junho de 2018. A série encontra-se, deste modo, integralmente editada no nosso país pela G. Floy, tendo inclusivamente tido direito a exposição com a presença de Crook no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja em 2019.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Desde 2018, a Dark Horse também passou a compilar as revistas em edições de capa dura, mas desta vez com tamanho mais generoso e com cada edição a compilar dois dos seus anteriores livros de capa mole. Para além de esboços e ensaios, estes 4 volumes da Dark Horse contêm ainda algo em particular que talvez interesse aos leitores portugueses que ainda não estejam prontos para se despedir da série, histórias extras de autores convidados denominadas “Tales from Harrow County”. Reproduzem-se as novas capas de Crook para os 4 hardcovers norte-americanos:

Para os fãs da série, damos outra boa notícia. No final do ano passado, os autores regressaram a Harrow County com uma nova minissérie. Este spin-off denomina-se Tales from Harrow County: Death’s Choir (não confundir com as histórias extras dos hardcovers norte-americanos) e tem como particularidade focar-se na personagem Bernice, cronologicamente 10 anos após o final de Harrow County, em plena Segunda Guerra Mundial. Com argumento de Bunn e Cook, as ilustrações estão a cargo de Naomi Franquiz (The Unbeatable Squirrel Girl, Misfit City, Bitch Planet: Triple Feature). A minissérie de 4 números já foi integralmente publicada pela Dark Horse e encontra-se planeada para o dia 22 de julho o lançamento da sua coletânea em capa mole.

Eis a sinopse da editora para o 8.º volume de Harrow County:

Bem-vindos a Harrow County… Pela última vez!
O último volume desta saga sobrenatural coloca em confronto as duas mais poderosas bruxas de sempre numa guerra mágica total!
A antiga inimiga de Harrow County regressou com mais poder do que nunca, decidida a consumir Emmy e os seus poderes neste último combate aterorizador!

Cullen Bunn é um autor de comics norte-americanos, bem conhecido pelas histórias que escreveu para a Marvel, em particular Uncanny X-Men e várias minisséries de Deadpool, entre as quais os volumes editados pela G. Floy a partir de 2018 (Deadpool Mata o Universo Marvel, que foi o volume da Marvel que mais vendeu nos últimos anos, com mais de meio milhão de exemplares vendidos, e as suas duas sequelas, Deadpool Mata os Clássicos, o livro mais vendido pela G. Floy em 2019, e Deadpool Mata Deadpool). É também o autor de várias séries independentes, como The Sixth Gun e O Homem Vazio, bem como outras séries de terror editadas pela Image e Boom!

Tyler Crook trabalhou durante anos na indústria de videojogos, até ao lançamento, em 2011, de Petrograd, um romance gráfico escrito por Phillip Gelatt e publicada pela Oni Press, que marcou a sua estreia na BD. Deste então, tem-se notabilizado pela sua arte em projetos independentes, como B.P.R.D. (no universo de Hellboy), Witchfinder ou Badblood. A sua primeira colaboração com Cullen Bunn foi nalguns números da série The Sixth Gun (de que Bunn é o argumentista), sendo Harrow County o seu primeiro grande projeto independente. Crook venceu um Russ Manning Award, um prémio atribuído durante os Eisners, e que premeia o trabalho de um estreante no mundo da BD, bem como um Ghastly Award. Foi um dos convidados presentes no XV Festival Internacional de BD de Beja, tendo direito a uma exposição.

Harrow County vol. 8: Um Último Regresso
Cullen Bunn & Tyler Crook
Páginas: 110, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 260 x 175 mm
ISBN: 978-83-66589-07-0

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.