O segundo tomo de Operação Overlord.

Omaha Beach é o título do segundo volume da Operação Overlord, a série de banda desenhada da ASA, distribuída em conjunto com o jornal Público.

O segundo tomo conta, pela primeira vez, com argumento do francês Bruno Falba, o qual se mantém como argumentista até ao final da série. Quanto ao story board está a cargo do desenhador do primeiro volume, o italiano Davide Fabbri (com a maioria dos seus trabalhos publicados na editora norte-americana Dark Horse, incluindo Star Wars), sendo o desenho da autoria do italiano Christian Dalla Vecchia (com trabalhos para a Marvel e Dark Horse como Deadpool e Star Wars no seu currículo), algo que ocorrerá novamente com o quinto volume da série.

Tal como o primeiro livro da série, o segundo foi lançado originalmente em 2014, assinalando o 70.º aniversário do desembarque na Normandia.

Após o primeiro volume se ter centrado na operação militar levada a cabo em Sainte-Mère-Église, importante local estratégico para prevenir um eventual contra-ataque ao futuro desembarque na praia com o nome de código Utah, o título do segundo volume remete a ação um pouco mais para norte, na praia com o nome de código Omaha. Para além da praia, a ação decorre também a bordo do submarino britânico HMS X-20, responsável pelo reconhecimento das praias para desembarque na Normandia em janeiro de 1944 (Operação Postage Able III) e um dos dois submarinos utilizados durante a Operação Gambit, sinalizando onde realizar o desembarque na Normandia (Operação Neptuno) em junho de 1944.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A morte não escolhe facções!
1944, praias da região Sables-d’Or, Normandia. O general Rommel dá as últimas instruções aos membros das forças do Eixo para a defesa da frente da Normandia. Entre eles, quatro jovens soldados alemães. No outro lado da Mancha, Robert Capa, fotógrafo de guerra, Hard Gund, alemão naturalizado americano, e dois outros militares americanos da Easy Company recebem instruções sobre a Operação Overlord. Dentro de alguns dias, entre o silvo das balas e o rebentamento das explosões de morteiro, tanto alemães como americanos vão conhecer o medo, as lágrimas e a morte. O seu sangue vai tingir de vermelho a areia daquela que se tornará tristemente célebre, sob o nome de “Omaha Beach”.

Operação Overlord vol. 2: Omaha Beach
Bruno Falba, Davide Fabbri, Christian Dalla Vecchia
Editora: ASA
Páginas: 48, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,5 x 31,2 cm
PVP: 9,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.