O terceiro tomo de Operação Overlord.

A Bateria de Merville é o título do terceiro volume da Operação Overlord, a série de banda desenhada da ASA, distribuída em conjunto com o jornal Público.

O terceiro tomo conta novamente com argumento do francês Bruno Falba, o qual se mantém como argumentista até ao final da série. Quanto ao desenho, o terceiro volume marca o regresso do italiano Davide Fabbri.

Tal como o primeiro e segundo livros da série, o terceiro foi lançado originalmente em 2014, assinalando o 70.º aniversário do desembarque na Normandia.

Após o primeiro volume se ter centrado na operação militar levada a cabo em Sainte-Mère-Église, importante local estratégico para prevenir um eventual contra-ataque ao futuro desembarque na praia com o nome de código Utah, e o segundo volume se centrar na praia com o nome de código Omaha, um dos principais locais onde seu deu o desembarque na Normandia, o título do terceiro livro evoca a bateria de Merville, uma fortificação que atualmente é um museu e que era parte integrante da Muralha do Atlântico, uma linha de defesa costeira das tropas alemãs, erguida na Segunda Guerra Mundial, que, apesar de nunca ter sido completamente concluída, se estendia desde a fronteira franco-espanhola até à Noruega.

Quanto à bateria fortificada do título do volume, situada na comuna de Merville, a 2 km do mar e orientada para a foz do rio Orne, foi considerada pelos Aliados como um dos objetivos prioritários no desembarque da Normandia, sendo alvo de um ataque noturno por 150 paraquedistas britânicos, entre os dias 5 e 6 de junho de 1944.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

1944, Bulford Camp, Inglaterra. Adrien Bellefontaine, voluntário canadiano e artista nos tempos livres, faz esboços dos seus camaradas durante o treino para a Operação Overlord. No coração do countryside inglês foi reconstituída com todo o rigor a bateria de Merville, um objectivo estratégico crucial. Esta peça de artilharia alemã que ameaça Sword Beach tem de ser desmantelada a todo o custo para facilitar o desembarque das forças aliadas nas praias da Normandia. A unidade de pára-quedistas de Adrien tem como missão proteger o flanco esquerdo do batalhão encarregado de se apoderar da bateria. Embora não fosse essa a sua missão inicial, o jovem canadiano irá participar no ataque contra a sua vontade…

Operação Overlord vol. 3: A Bateria de Merville
Bruno Falba, Davide Fabbri
Editora: ASA
Páginas: 48, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,5 x 31,2 cm
PVP: 9,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.