BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Les Éditions Albert René

Atividade: 1979 – presente
Sede: Paris, França

Les Éditions Albert René é uma editora fundada em 1979 por Albert Uderzo, dois anos após o falecimento de René Goscinny, quando Uderzo deixou de estar sob contrato com a Dargaud. Sob a forma jurídica de sociedade anónima de responsabilidade limitada, esta empresa era detida em 20% por Gilbert Goscinny, a esposa de René, permitindo-lhe assim ter direito às royalties das vendas dos futuros álbuns de Astérix. Em setembro de 1998, após um processo litigioso, a Dargaud perde os direitos dos primeiros 25 álbuns de Astérix para os seus autores.

Após 5 anos nas funções de diretora de comunicação na editora, Sylvie Uderzo, a filha de Albert, torna-se a diretora-geral até 2007. Em 12 de dezembro de 2008, a Hachette Livre adquire 60% da empresa (os 40% de Albert Uderzo e os 20% então na posse de Anne Goscinny, a filha de René). Em 2011, a Hachette Livre passa a ter o controlo total de Les Éditions Albert René, com a aquisição dos restantes 40% a Sylvie Uderzo.

Para além de Astérix, Les Éditions Albert René, atualmente uma filial da Hachette, edita as séries Humpá-pá e João Pistolão.

Séries editadas em Portugal

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.