O quarto tomo de Operação Overlord.

Comando Kieffer é o título do quarto volume da Operação Overlord, a série de banda desenhada da ASA, distribuída em conjunto com o jornal Público.

O quarto tomo conta novamente com argumento do francês Bruno Falba, o qual se mantém como argumentista até ao final da série. Quanto ao desenho, continua a ser assumido pelo italiano Davide Fabbri.

Ao contrário dos primeiros 3 livros da série, lançados originalmente em 2014 para assinalar o 70.º aniversário do desembarque na Normandia, o quarto volume foi publicado em 2015.

Se os primeiros volumes se centraram em operações conduzidas por britânicos e norte-americanos, o quarto tomo foca-se no único comando francês, chefiado por Phillipe Kieffer (1899-1962), capitão de fragata da Marinha Nacional Francesa. A 6 de junho de 1944, os bérets verts (boinas verdes) desembarcaram na praia com o nome de código Sword Beach, em Colleville-Montgomery.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A história do único comando francês no desembarque da Normandia é o tema deste álbum. Inglaterra, 1944: o sargento Clague filma os últimos preparativos da Operação Overlord. Entre as forças presentes, um único comando francês, dirigido por um tal Kieffer, que deverá desembarcar juntamente com as forças britânicas. A sua missão é “limpar” a comuna francesa de Ouistreham, juntar-se à 6ª Companhia Aerotransportada nas pontes sobre o rio Orne e depois marchar sobre Amfreville. A tarefa será difícil e o comandante estima 50 por cento de baixas. Mas, custe o que custar, os militares têm de alcançar os seus objectivos…

Operação Overlord vol. 4: Comando Kieffer
Bruno Falba, Davide Fabbri
Editora: ASA
Páginas: 48, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,5 x 31,2 cm
PVP: 9,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.