O quinto tomo de Operação Overlord.

Pointe du Hoc é o título do quinto volume da Operação Overlord, a série de banda desenhada da ASA, distribuída em conjunto com o jornal Público.

O quinto tomo conta novamente com argumento do francês Bruno Falba, o qual se mantém como argumentista até ao final da série. O italiano Christian Dalla Vecchia é o responsável pelo desenho, contando, tal como no segundo volume, com o storyboard do italiano Davide Fabbri, que neste volume também assume a colorização.

Ao contrário dos primeiros 3 livros da série, lançados originalmente pela Glénat em 2014 para assinalar o 70.º aniversário do desembarque na Normandia, o quarto volume tinha sido publicado em 2015. Quanto ao quinto volume, é originalmente publicado em 2016.

Pointe du Hoc é um promontório com 30 metros de altura, 6,4 km a oeste da Omaha Beach. A sua importância estratégica reside em ser o ponto costeiro mais alto, situando-se entre a Utah Beach e a Omaha Beach. Encontrava-se fortificado pelos alemães, integrando a Muralha do Atlântico. A sua conquista obrigaria a uma escalada…

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Junho de 1944, Inglaterra, Port Weymouth, poucas horas antes do Dia D. O major Lytle, do 2º batalhão de Rangers, é afastado das suas funções. Recusa-se a liderar o assalto à Pointe du Hoc, uma posição estratégica e de acesso extremamente difícil, situada entre as praias de Utah Beach e Omaha Beach… A operação virá a ter um “pesado” balanço (morrerá mais de metade do batalhão de Rangers) e, embora seja hoje considerada um êxito, a verdade é que a Pointe du Hoc se transformou num dos locais emblemáticos e de celebração do desembarque, realçando o espírito de sacrifício dos soldados americanos.

Operação Overlord vol. 5: Pointe du Hoc
Bruno Falba, Davide Fabbri, Christian Dalla Vecchia
Editora: ASA
Páginas: 48, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,5 x 31,2 cm
PVP: 9,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.