Grant Morrison

Grant Morrison

BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Grant Morrison

Nascimento: 31 de janeiro de 1960
Naturalidade: Glasgow, Escócia, Reino Unido

Em 1978, é publicada a primeira banda desenhada escrita e desenhada por Grant Morrison, Gideon Stargrave, na revista Near Myths da Galaxy Media. Outro trabalho seu publicado nesta fase no Reino Unido foi a tira semanal Captain Clyde para o jornal local The Glovan Press e alguns trabalhos para a revista Starblazer – Space Fiction Adventure in Pictures da editora escocesa DC Thomson.

Em 1985, foi o argumentista da BD The Liberators para a revista Warrior, editada pela Quality Communications de Dez Skinn. Em 1986, começa a trabalhar para a Marvel UK, para a qual escreve diversos argumentos para a Doctor Who Magazine e a tira Zoids na revista Spider-Man and Zoids. É também em 1986 que começa a publicar na revista 2000 AD a série Future Shocks, seguindo-se Zenith com Steve Yeowell, a qual atrai a atenção da norte-americana DC Comics.

É um dos autores da denominada “Invasão Britânica” na indústria de BD norte-americana, em particular na DC. Morrison ganha notoriedade com a série Animal Man, sendo posteriormente convidado a escrever Doom Patrol. Em 1989, é lançado Batman: Asilo Arkham, ilustrado por Dave McKean, que se torna um bestseller. Neste período, Morrison continua escrever BD editada no Reino Unido, nomeadamente St. Swithin’s Day para a Trident Comics e The New Adventures of Hitler na revista Cut em 1989, a qual viria a ser completada na revista Crisis da editora Fleetway.

Em 1990, Morrison escreve o arco “Gothic” para  Batman: Legends of the Dark Knight. No ano seguinte reformulou o personagem Kid Eternity com Duncan Fegredo para a DC Comics.

Para a britânica Fleetway, escreve Dare, uma nova abordagem ao personagem Dan Dare, bem como Bible John-A Forensic Meditation.

Em 1993, durante os dois meses denominados “The Summer Offensive” escreveu para a 2000 AD as BD Judge Dredd, Really and Truly e coescreveu com Mark Millar Big Dave.

Para a chancela Vertigo da DC Comics, Morrison escreve Sebastion O, The Mistery Play, Kill Your Boyfriend e Flex Mentallo. Coescreve com Millar Aztek para a DC.

Em 1996, relança a Justice League of America como a série JLA, tornando o título novamente um bestseller. Escreve alguns números de The Flash com Millar, bem como o crossover de 1998 DC One Million.

Entre 1994 e 2000, a Vertigo publica as 3 séries de The Invisibles, um dos trabalhos mais aclamados de Morrison. Em 2000, escreveu ainda JLA: Earth 2 para a DC.

Morrison começa a trabalhar para a Marvel, para a qual escreve Marvel Boy, Fantastic Four: 1234 e New X-Men, este último um sucesso comercial.

Paralelamente, a Vertigo edita a sua minissérie The Filth em 2002. Seguem-se em 2004 Seaguy, We3 e Vimanarama.

Para a DC, inaugura a série JLA Classified e escreve a meta-série Seven Soldiers entre 2005 e 2006. É um dos argumentistas da série semanal 52. Escreve a multipremiada BD All-Star Superman, bem como começa a escrever Batman durante um período de 7 anos em vários títulos da DC.

Morrison é o argumentista escolhido para relançar Wildcats e The Authority na chancela Wildstorm da DC, mas abandona os projetos após terem sido publicados respetivamente 1 e 2 números.

Em 2008, é publicada a minissérie Final Crisis na DC. No ano seguinte. segue-se Batman and Robin e em 2010 Batman Incorporated. Em 2010, a Vertigo publica a minissérie Joe the Barbarian. Em 2011, começa a ser publicada a série Action Comics da fase The New 52.

Em 2011, é publicado o ensaio de Morrison Supergods: Our World in the Age of the Superhero (Random House / Jonathan Cape).

Entre 2014 e 2015 foram publicados os 9 números de The Multiversity da DC Comics. Em 2008, Morrison iniciou a série The Green Lantern, à qual se seguiu Green Lantern: Blackstars.

Obras publicadas em Portugal

One-Shots

Séries

O Bandas Desenhadas está atualmente a elaborar a base de dados referentes ao ano corrente. Está interessado em colaborar com a BD² quanto aos anos anteriores? Envie-nos os dados e dar-lhe-emos crédito pela sua colaboração.

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

Deixa um comentário