BD² – Base de Dados de Banda Desenhada

Frank Quitely

Pseudónimo de: Vincent Deighan
Nascimento: 1968
Naturalidade: Glasgow, Escócia, Reino Unido

Vincent Deighan criou o pseudónimo Frank Quitely como uma antístrofe da expressão anglófona “quite frankly”.

Estudou na Glasgow School of Art, não tendo completado o seu curso em belas artes, desenho e pintura.

Em 1990, escreveu e desenhou a BD The Greens para a publicação de BD undergound Electric Soup, uma sátira à BD The Broons (criada por R. D. Low e Dudley D. Watkins). David Bishop, o editor de Judge Dreed Megazine, contratou-o para ilustrar Shimura de Robbie Morrison e Missionary Man de Gordon Rennie. Desenhou várias BD para a série The Big Book of da Paradox Press, uma chancela da DC Comics, tendo também publicado o seu trabalho em Dark Horse Presents.

O seu primeiro grande trabalho para a indústria norte-americana foi, em 1996, Flex Mentallo para a Vertigo, com argumento de Grant Morrison. Em 1998, desenhou Batman: The Scottish Connection, escrito por Alan Grant. Em 2000, Quitely e Morrison colaboram novamente em JLA: Earth 2. Foi também o ano em que Quitely substitui Bryan Hitch na série The Authority, com argumento de Mark Millar.

Segue-se New X-Men na Marvel, novamente com argumento de Morrison.

Desenha uma das histórias de The Sandman: Endless Nights de Neil Gaiman para a Vertigo. Para a mesma chancela e novamente com Morrison no argumento, desenha We3.

Quitely regressa então à BD underground escocesa com novos episódios de The Greens, publicados em Northern Lightz. Para os EUA, desenha All-Star Superman (2005-2008), com argumento de Morrison. No ano seguinte, desenha os primeiros 3 números da série Batman and Robin de Morrison.

Segue-se Jupiter’s Legacy, escrita por Mark Millar, publicada pela Image. Para a DC, desenha o quarto número de The Multiversity de Morrison, publicado em 2014.

Obras publicadas em Portugal

One-shots

Séries

Início | Autores | Editoras Nacionais | Editoras Originais | Séries de BD

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.